Agendar Demonstração

O Praxio Globus integra de forma leve e flexível as 4 grandes áreas da sua empresa de forma segura e com total controle de acessos:

Preencha o formulário abaixo e solicite uma demonstração.

Assunto: Notícias

16/07/2018

Aumentar a eficiência da transportadora é muito mais que um desejo dos gestores, mas uma necessidade para sobreviver nesse mercado desafiador. Felizmente, graças à tecnologia, eles agora podem tomar decisões baseadas em dados com muito mais facilidade do que há alguns anos.

As ferramentas de Business Intelligence (BI) são usadas para transformar os dados gerados nas diversas áreas do negócio em informações úteis. Você ainda não usa o BI para aumentar a eficiência da transportadora? Entenda por que você deveria pensar no assunto!

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence, BI ou inteligência de negócios é o nome dado ao processo de coleta, organização e análise de dados com o propósito de facilitar a tomada de decisões nos negócios.

O objetivo do BI é fazer com que os dados gerados no negócio possam ser visualizados de forma prática e didática. Assim, o gestor não tem que fazer correlações e ligações de forma manual e pode usar efetivamente as informações que estão disponíveis.

Como funcionam as soluções de BI?

As ferramentas de BI coletam dados dos diversos softwares de gestão da empresa, como do ERP (Enterprise Resource Planning), do software de RH ou do TMS (Transportation Management System) e traduzem esses dados em planilhas, gráficos e indicadores.

Por exemplo, digamos que o seu ERP tem um módulo de gestão de manutenção. No ERP, os dados ficam divididos em várias seções e abas e, para visualizá-los, você precisaria analisar diversas telas.

Uma ferramenta de BI faz esse trabalho para você, compilando todos os dados em um gráfico ou tabela. O gráfico poderia mostrar, por exemplo, a variação do custo de manutenção ao longo dos últimos 12 meses ou o custo do último mês separado por veículo.

Quais os benefícios do Business Intelligence para a eficiência da transportadora?

Veja como a utilização de ferramentas de Business Intelligence vai aumentar a eficiência da transportadora!

Rapidez na análise de dados

Ter centenas de dados espalhados em várias telas não é muito prático para os tomadores de decisão. Traduzir todos os números para uma forma gráfica torna a análise de dados muito mais rápida e eficiente.

Para quem não tem tempo a perder, essa agilidade na análise de dados é um grande aliado na busca por maior eficiência da transportadora. Em pouco minutos, você poderá analisar e tomar decisões assertivas, fugindo do achismo e se baseando em números. Você pode usar o BI para chegar rapidamente a dados como:

  • índice de atrasos por produtos, por rota, por motorista;
  • disponibilidade da frota;
  • custo de abastecimento e preço do frete;
  • retorno sobre investimentos feitos.

Identificação de problemas e riscos

Quantas vezes você já se perguntou quais são os maiores problemas da sua transportadora e onde você deveria focar sua atenção? Qual setor tem gerado mais gastos ou, ainda, que rota traz mais desafios? Será que a sua empresa tem algum preço definido incorretamente?

A análise de riscos também fica mais fácil quando a sua transportadora implementa o BI. Não apenas os pontos positivos e bons resultados da sua empresa ficarão mais claros com o Business Intelligence, mas também os problemas que você deve solucionar para alcançar a eficiência da transportadora.

É possível até mesmo configurar alertas para que você receba uma notificação automaticamente sempre que um ponto de atenção surgir. Mesmo que você não esteja conectado, o BI estará trabalhando para você.

Visualização de metas e resultados

Ao definir metas e mensurar resultados, a sua empresa está no caminho certo para melhorar continuamente e alcançar crescimento sustentável. Também nesse campo, o BI pode ajudar, já que a organização dos dados também facilita a visualização de resultados e a definição de metas estratégicas.

Controle total dos custos

Nem a equipe mais eficiente do mundo consegue controlar cada gasto da empresa e monitorar de perto cada centavo. Mas uma ferramenta de BI faz isso automaticamente e, com ela, você passa a ter controle total de todos os custos.

O BI atua constantemente no monitoramento do custo, detecção de desvios e correção de anomalias em preços. O resultado, claro, é a redução de custos operacionais e aumento do lucro e da eficiência da transportadora.

Gostou de conhecer mais sobre o Business Intelligence? Quer receber mais dicas para aumentar a eficiência da sua transportadora? Agende uma demonstração com um dos nossos consultores clicando aqui.

Tags: GLOBUS INTELLIGENCE

Últimas notícias