Agendar Demonstração

O Praxio Globus integra de forma leve e flexível as 4 grandes áreas da sua empresa de forma segura e com total controle de acessos:

Preencha o formulário abaixo e solicite uma demonstração.

Você sabe quais são as consequências do erro no cálculo de frete?

Assunto: Transporte de Cargas

23/01/2017

Confira o que não pode faltar no cálculo de frete

A principal preocupação de qualquer empresário é saber se o seu negócio está sendo lucrativo. Por isso, se tratando de transporte rodoviário de cargas, o cuidado com o cálculo de frete é de extrema importância. Isso porque ele que estipulará o valor do seu serviço para o embarcador.

Antes de explicar as consequências do erro, precisamos lembrar que o cálculo de frete é formatado de acordo com alguns fatores, tais como: a pesagem da carga (bruta ou cubada), pedágio, ICMS, Taxa de restrição de trânsito (TRT), Ad Valorem, GRIS (gerenciamento de risco) e taxa de despacho, além de é claro, algumas transportadoras adicionarem parâmetros específicos de custo.

É necessário que isso tudo seja levado em consideração, caso contrário as chances de você ter dor de cabeça com possíveis erros na emissão dos documentos, prejuízos financeiros e até mesmo perda na confiança dos seus clientes. Por isso, listamos a seguir as consequências dos principais erros no cálculo do seu frete:

  • Peso

O cálculo do seu frete deve ser feito em cima do peso cubado da carga, pois é isso que delimitará o peso e espaço no interior do caminhão. É preciso ficar de olho nisso, já que existem limitações fiscais para cada veículo.

  • Cálculo Manual

Tentar organizar este cálculo tão detalhado manualmente é o primeiro erro que a sua empresa poderá cometer. Isso porque você vira refém da sua própria memória, já que não terá nenhum sistema para alertá-lo para o fato de ter deixado de incluir uma determinada taxa e, caso isso aconteça, é muito difícil perceber a tempo de corrigir. O resultado desta falha é o aumento dos custos que a sua empresa terá. Pense bem, quando um cte é emitido incorretamente ele não poderá mais ser alterado, ou seja, pagará todos os impostos de um documento que não servirá para o seu transporte e ainda terá que pagar outro cte posteriormente com os dados certos.

Leia mais: Cubagem da carga: tudo o que você precisa saber

  • Valor da Carga

Quer uma dor de cabeça? Então erre no valor da carga. Quando você erra o valor da carga, sobretudo aquelas que possuem um valor atrativo para o mercado ou são mais visadas, tais como cigarros e eletrônicos, você interfere diretamente no valor do seguro. Esse seguro além de dar segurança para o seu embarcador, também trará mais segurança para a sua empresa no que se refere a reembolso ao seu cliente, no caso de ser roubada, por exemplo.

Agora que você já sabe os principais riscos de um cálculo errado do seu frete deve entender a importância de automatizar esta rotina e ganhar mais segurança e produtividade na sua operação. Por isso, você deve contar com o Globus, que é uma solução modular focada em transporte que possui um módulo específico para atender esta e todas as outras rotinas importantes da sua transportadora.

Através da nossa solução você automatiza o cálculo de frete, emite ilimitadamente seus CTes e MDFes e aumenta a sua performance, tendo controle total do seu negócio.

Faça como mais de 2 mil transportadores que já escolheram o Globus como o sistema oficial de gerenciamento de transporte. Clique aqui e saiba mais como podemos te ajudar a melhorar os seus resultados.

Tags: CÁLCULO DE FRETE