Agendar Demonstração

O Praxio Globus integra de forma leve e flexível as 4 grandes áreas da sua empresa de forma segura e com total controle de acessos:

Preencha o formulário abaixo e solicite uma demonstração.

Assunto: Notícias

06/08/2018

Manter a competitividade das transportadoras é cada vez mais difícil com o grande número de concorrentes e a pressão por reduzir custos e oferecer mais serviços. Um gestor do setor de transportes precisa se reinventar constantemente e buscar maneiras de adaptar às demandas de clientes e do mercado.

Sabendo que a tarefa não é fácil, queremos mostrar também o outro lado: é possível superar o desafio. Aumentar a competitividade das transportadoras fica mais fácil quando algumas medidas são tomadas. Confira 6 dicas para alcançar este objetivo!

1. Tenha um atendimento inigualável

Uma coisa nunca mudou e provavelmente nunca vai mudar: clientes gostam de bom atendimento. Não importa se ele é feito por telefone, pessoalmente, via chat ou qualquer outro canal. Todos os seus contatos com os clientes devem ter um alto padrão de qualidade.

Pode parecer óbvio, mas muitas empresas de qualquer ramo pecam justamente aí. Se você priorizar o bom atendimento, a cordialidade e a verdadeira disposição em ajudar seu cliente, já estará fazendo mais do que muitos dos seus concorrentes.

2. Ofereça soluções personalizadas

Os velhos modelos de negócio em que as empresas oferecem um número limitado de soluções ou pacotes e os clientes têm que se adaptar a eles já não funcionam no mercado atual. Manter a competitividade das transportadoras significa ser flexível e oferecer soluções que se adaptam completamente à realidade do cliente.

Muitas empresas optam pela terceirização do transporte justamente para ganhar escalabilidade e flexibilidade e sua transportadora tem que corresponder a essas expectativas. Ofereça diferentes opções de entrega, de horários, contratos flexíveis, rastreamento em tempo real, etc.  A ideia é fazer com que cada cliente se sinta único e importante para a sua empresa.

3. Priorize a gestão

Nenhuma empresa sobrevive sem uma boa gestão, mas, nas transportadoras, esse fator parece ter ainda mais importância. A existência de muitos custos variáveis, a oscilação do preço do combustível e os riscos inerentes à atividade de transporte de carga tornam esse mercado ainda mais desafiador.

Por isso, manter a competitividade das transportadoras só é possível quando se acompanha de perto indicadores e números, como consumo de combustível, manutenção da frota, multas, seguros e assim por diante. Cada processo deve ser acompanho e rastreado para eliminar os desperdícios e garantir a saúde financeira da empresa.

4. Valorize as pessoas

Não dá para falar em ter excelente atendimento e manter uma boa gestão sem mencionar a importância de valorizar as pessoas que trabalham na empresa. Afinal, são elas que fazem acontecer e colaboram fortemente para o sucesso ou o insucesso de qualquer empresa.

Não apenas a gestão e diretoria da empresa têm que saber a importância de manter a competitividade das transportadoras, mas também os seus funcionários. Mais do que isso, eles devem se sentir motivados a atingir este objetivo junto com a companhia.

Pensando nisso, é importante oferecer um ambiente de trabalho seguro, salubre, motivador e confortável. Treinamentos e prêmios por bons resultados também são bem-vindos.

5. Aposte em inovação

A cultura da inovação deve estar presente em uma transportadora que deseja manter a sua competitividade. É inegável o quanto o mercado muda rápido e novos processos, novas tecnologias e novas demandas surgem constantemente. Você e sua equipe precisam ver a inovação como oportunidade e não como obstáculo.

Os processos devem sim ser padronizados e muito bem controlados, mas jamais engessados. Incentive a participação dos colaboradores para sugerir mudanças e melhorias em todas as áreas. Valorize boas ideias e coloque-as em prática sempre que possível.

6. Conheça e use as tecnologias que aumentam a competitividade das transportadoras

Por fim, é claro que a inovação, a gestão, o atendimento e o controle de uma transportadora ficam muito mais fáceis quando ela conta com a tecnologia. Usando softwares específicos para o mercado de transporte, os gestores podem otimizar consideravelmente todo o controle da frota, dos processos, dos custos e outras variáveis.

A competitividade das transportadoras atualmente está muito ligada com a inovação, o uso da tecnologia e a melhoria dos processos através dela. O que a sua empresa está fazendo para se manter em dia com essa realidade e superar a concorrência?

Conheça agora mesmo o Globus e entenda como o sistema pode ajudar a manter a competitividade da sua transportadora!