Agendar Demonstração

O Praxio Globus integra de forma leve e flexível as 4 grandes áreas da sua empresa de forma segura e com total controle de acessos:

Preencha o formulário abaixo e solicite uma demonstração.

As más condições das estradas e os impactos na logística

Assunto: Gestão de Frota

02/08/2018

No mundo da logística, processos bem organizados e que atendem às demandas do cliente de forma assertiva, são apenas alguns dos desafios para a qualidade na entrega dos serviços. Quando falamos no atual cenário logístico brasileiro, segundo dados da CNT (Confederação Nacional do Transporte) o custo dos impactos na logística, representa 11,6% do PIB nacional. Este custo está atrelado ao que chamamos de custo Brasil, termo utilizado para definir as dificuldades estruturais e econômicas que encarecem quando se deseja empreender no Brasil.

Além disto, no dia-a-dia das empresas de logística, diversos outros aspectos são afetados devido a precariedade das rodovias de nosso país, juntamente com a falta de estrutura das mesmas.

Desgaste precoce dos veículos

Com estradas em más condições, os veículos tendem a operar em capacidade elevada àquela indicada pelo fabricante, já que muitos sistemas do veículo são utilizados mais vezes. Um bom exemplo disso fica por conta do sistema de frenagem dos caminhões, que devido às más condições das estradas acaba sendo acionado com mais frequência.

Problemas que podem ser estar relacionados com isso: desgaste precoce dos pneus, problemas no sistema de frenagem, alterações no balanceamento do veículo, entre outros.

Gasto com combustível

Outro impacto na logística se dá devido à necessidade de estar sempre utilizando o sistema de frenagem para evitar buracos e imperfeições na pista, o veículo acaba também por consumir mais combustível para realizar estas operações. Além deste consumo elevado, conforme já mencionamos aqui no blog, há também, de quebra, um aumento na emissão de gases poluentes na atmosfera.

Perda de prazos na logística

Quando há um acordo de um serviço por parte das empresas, inicia-se também uma corrida interna para que o prazo acordado para aquele serviço, esteja sempre em dia. Quando isto não acontece, acaba por gerar custos às empresas. Imagine agora quando falamos de estradas em má condições, acarretando atrasos no transporte. Isso, como já falamos, pode representar além de impactos na logística, um desafio na satisfação do seu cliente.

Aumento do preço do frete

Outra consequência da falta de estrutura das estradas e os impactos na logística: é o aumento no custo do frete. O cálculo de custo de frete leva em conta uma série de variáveis que estão presentes nos processos logísticos. Une-se a isso também, a realidade do mercado logístico brasileiro, ou seja, quanto maior for a dificuldade encontrada para o transporte de determinada carga, maior será o seu valor. O aumento do consumo de combustíveis e a necessidade de contratação de seguro para as cargas, também são algumas dessas variáveis.

Como prevenir impactos na logística 

Sabemos que quando falamos de aspectos que não estão diretamente ligados às ações da sua empresa, torna-se difícil estruturar práticas que possam prevenir estes impactos na logística. Porém, algumas iniciativas de controle podem ajudar na hora de garantir que sua frota esteja sempre em dia.

Realize a manutenção preventiva dos veículos

Conforme falamos anteriormente, estradas em más condições acabam por sobrecarregar alguns sistemas do veículo. Quando realizamos a manutenção periódica destes, estaremos garantindo que a frota esteja sendo bem assistida. Ainda, pesquisas indicam que a manutenção preventiva da frota representa economia em relação à ter de remediar danos mais tarde.

Adote rotas alternativas

A partir do momento que dispomos de todas as informações do serviço e da carga que estaremos transportando, podemos optar pela adoção de rotas alternativas. Muitas vezes, o percurso mais rápido pode não ser o mais seguro para sua frota, comprometendo as condições da carga.

Invista em um sistema de gestão de frotas

Um sistema de gestão de frotas permite que você consiga controlar diversos aspectos de sua frota, centralizando todas as informações importantes em um só lugar, facilitando a identificação de processos que precisem de mudanças ou maior atenção nas condições da sua frota.

Quer ter mais controle sobre os impactos na logística da sua empresa? A BgmRodotec oferta para o mercado de transportes soluções tecnológicas que visam controlar e gerenciar todos as etapas de transporte de cargas. Entre em contato com a nossa empresa e saiba mais sobre como automatizar seus processos e dar um passo à nas ações de sustentabilidade da sua empresa. Agende gratuitamente uma demonstração com um dos nossos consultores!