Agendar Demonstração

O Praxio Globus integra de forma leve e flexível as 4 grandes áreas da sua empresa de forma segura e com total controle de acessos:

Preencha o formulário abaixo e solicite uma demonstração.

Assunto: Gestão de Frota

23/07/2018

Reduzir o consumo da frota provavelmente está entre as prioridades da sua transportadora, já que os custos de abastecimento representam uma boa parcela das despesas. Alcançar esse objetivo só será possível se você medir, analisar e atuar de maneira proativa para garantir o controle constante do gasto de combustível.

Muitos fatores humanos, mecânicos e gerenciais levam ao aumento do consumo da frota e, neste texto, vamos falar sobre alguns deles. Acompanhe com a gente e entenda de onde vem o alto consumo da frota e o que fazer para reduzi-lo!

Maus hábitos dos motoristas aumentam o consumo da frota

Motoristas que desconhecem ou não dão importância às práticas de direção que diminuem o consumo de combustível são um dos grandes vilões do consumo alto. A saída aqui é o treinamento deles para que adotem posturas corretas.

Você deve treinar, dar palestras, conscientizar e incentivar seus motoristas a economizarem combustível, sempre mostrando as vantagens que eles também terão ao economizar e garantir a saúde da empresa. Se necessário, crie um ranking com premiações aos que economizarem mais. Algumas boas práticas para ensinar a eles são:

  • evitar acelerar fortemente e frear logo à frente. O ideal é manter uma velocidade mais constante sempre que possível;
  • sempre que visualizar uma retenção, como um semáforo vermelho, é melhor desacelerar com antecedência e frear gradativamente do que deixar para frear em cima da hora;
  • usar o freio motor e não apenas o freio de serviço;
  • evitar deixar o motor ligado desnecessariamente. Quando possível, é melhor desligar do que deixar na marcha lenta.

Adiar a manutenção dos veículos gera mais gastos com combustível

Adiar a manutenção pode trazer vários problemas que você provavelmente já conhece, como aumentar o risco de acidentes, causar paradas e atrasar as entregas e, claro, aumentar o consumo da frota.

Certifique-se de ter a manutenção sob controle e fazer intervenções preventivas e preditivas sempre que necessário. Em relação ao consumo de combustível, dê atenção especial à calibragem e substituição dos pneus, troca de filtros de combustível e de óleo, troca de óleo, além da regulagem de válvulas e verificação de todo o sistema de alimentação.

Excesso de peso nos caminhões prejudica o rendimento do veículo

Sua transportadora tem costume de trabalhar com excesso de peso nos veículos? É melhor rever essa prática. Além dos riscos de sofrer penalidades, acelerar o desgaste dos seus veículos e causar acidentes, o excesso de peso também pode gerar maior consumo da frota.

Apesar de alguns gestores acharem que essa prática representa uma economia, os prejuízos podem ser muito maiores que os ganhos e não vale a pena arriscar.

Renovação dos veículos ajuda a diminuir o consumo da frota

Veículos novos normalmente são mais econômicos porque os motores têm seu rendimento afetado com o tempo de uso. Além disso, as montadoras estão constantemente desenvolvendo novas tecnologias para aumentar a eficiência e reduzir o consumo.

Se você tem veículos muito antigos, essa pode ser a causa do alto consumo da frota. Portanto, saber a hora certa de renovar a frota também é importante para reduzir o consumo de combustível.

Falta de gestão pode causar maior consumo da frota

Por fim, você só pode agir com eficiência na redução do consumo se souber exatamente como ele está, quais rotas gastam mais, quais veículos estão consumindo mais, qual o custo por km rodado etc. Como está a gestão da sua frota? Você controla de perto todos os detalhes relacionados aos seus veículos?

Se não, essa pode ser a causa do seu alto gasto. Implemente um bom sistema para transportadoras que permite a coleta e análise de dados e você saberá exatamente onde precisa agir para reduzir o consumo da frota.

Com treinamento dos motoristas, renovação e manutenção dos veículos, respeito aos limites de peso e, principalmente, com uma gestão eficiente dos dados dos seus veículos, você pode reduzir o consumo da frota e aumentar o lucro da sua transportadora.

Precisa de ajuda para economizar combustível na sua empresa? Conheça o software Globus e tenha total controle da sua operação logística. Clique aqui  e agende uma demonstração gratuita com um dos nossos consultores.

Tags: COMBUSTÍVEL, GESTÃO DE FROTAS