Agendar Demonstração

O Praxio Globus integra de forma leve e flexível as 4 grandes áreas da sua empresa de forma segura e com total controle de acessos:

Preencha o formulário abaixo e solicite uma demonstração.

Assunto: Notícias

08/10/2018

Talvez não exista nenhum empreendedor ou gestor que nunca tenha passado por problemas no controle de estoque, já que essa é uma área crítica para muitos negócios. Por mais difícil que pareça, gerenciar essa área tão dinâmica é um desafio que precisa ser superado, já que ela tem grande impacto nas finanças e na produtividade da empresa.

E, se existem muitos negócios que passam por problemas com a gestão do estoque, também existe o outro lado da moeda. Muitas empresas se destacam e ganham vantagens competitivas justamente por conseguir manter um rigoroso controle de estoque e fazer investimentos mais inteligentes.

Você quer fazer parte desse segundo grupo? Então confira estas 6 boas práticas que o seu negócio precisa adotar para melhorar os processos de controle de estoque!

1. Priorizar a organização no controle de estoque

Pode parecer algo simples, mas muitas empresas perdem o controle de estoque porque não conseguem implementar mecanismos de organização para essa área. A falta de organização pode levar a perda de tempo e de produtos e, claro, prejuízos financeiros.

Por isso, é importante dar prioridade à organização e escolher um modelo que se adapte à rotina do seu negócio. É necessário criar métodos de identificação e agrupamento das mercadorias de forma que tudo possa ser encontrado facilmente.

2. Controlar rigorosamente cada movimentação

Pode parecer burocracia excessiva, mas a verdade é que o controle meticuloso de cada movimentação é fundamental para evitar saídas não autorizadas, furos no estoque, criação de indicadores que correspondem à realidade, planejamento de estoque e muitos outros aspectos.

Implemente medidas de segurança e conscientize a sua equipe sobre a necessidade de registrar todas as entradas e saídas no estoque e não deixar nenhuma movimentação fora do sistema.

3. Oferecer treinamento adequado da equipe

E por falar em conscientização da equipe, temos mais um ponto importantíssimo de um bom controle de estoque: contar com uma equipe bem treinada.

A capacitação faz com que os funcionários entendam não apenas sobre as rotinas de controle de estoque, mas também sobre a importância e os benefícios de realizar essa atividade com atenção máxima.

Ao entenderem mais sobre como o bom controle facilita a rotina deles e aprenderem como colocar em prática as ferramentas de gestão, seus colaboradores se tornarão os principais aliados do negócio na busca por mais eficiência nessa atividade.

4. Utilizar indicadores do controle de estoque

Para entender como está o seu controle de estoque e o que precisa ser melhorado, nada melhor que trabalhar com indicadores e traçar metas. Você pode observar, por exemplo:

  • percentual de itens que sofreram avarias;
  • tempo médio de permanência de cada produto;
  • número de movimentações realizadas;
  • índice de perdas e desvios;
  • curvas de vendas por mês, estação, ano etc.

Enfim, avalie quais indicadores são mais críticos e que fazem mais sentido para o seu negócio.

5. Planejar o estoque com base em dados

Os dados servem não apenas para avaliar o desempenho das equipes envolvidas na gestão de estoque, mas também para ajudar a empresa a tomar melhores decisões quanto à aquisição de produtos. Você sabe que estoque parado é dinheiro que está deixando de ser investido em outra área da empresa e, por isso, deve ser evitado.

Colete e analise dados sobre as vendas, sazonalidade, demanda por produtos, percentual de lucro de cada item e assim por diante e use esses dados para planejar o estoque.

Assim, você evitará compras desnecessárias ao mesmo tempo em que acabará com a situação desagradável de ter um cliente pedindo por um produto e ter que dizer a ele que está esgotado. Ou seja, os seus investimentos serão otimizados e você terá mais confiabilidade para reduzir o estoque de produtos quando necessário.

6. Usar a tecnologia como aliada no controle de estoque

Por fim, é claro que todas essas dicas ficam mais fáceis de serem colocadas em prática quando a sua empresa conta com tecnologia de controle de estoque. Com ferramentas adequadas você melhora a organização das mercadorias, tem processos mais rápidos, obtém maior controle de cada movimentação e ainda obtém dados preciosos sobre o estoque, vendas e compras.

O uso de sistemas adequados para o seu ramo de negócio é indicado para melhorar a gestão do estoque e trazer mais agilidade para o dia a dia dos seus funcionários. Como você viu, o controle de estoque é importante para reduzir perdas e desperdícios e garantir investimentos mais rentáveis.

Use a tecnologia para melhorar seus processos e baseie as suas decisões em dados para ter eficiência total na gestão de estoque!