Agendar Demonstração

O Praxio Globus integra de forma leve e flexível as 4 grandes áreas da sua empresa de forma segura e com total controle de acessos:

Preencha o formulário abaixo e solicite uma demonstração.

Cubagem da carga: Tudo o que você precisa saber

Assunto: Transporte de Cargas

30/05/2017

Dentro do segmento de transporte existem inúmeras particularidades operacionais que podem influenciar diretamente no preço final do frete. A cubagem da carga é um bom exemplo disso, pois ela se baseia em um cálculo relativamente simples, cujo objetivo é otimizar ao máximo a capacidade de transporte no caminhão.

O cálculo de cubagem é feito com base na relação entre o volume e o peso da mercadoria, e isso evita que se carregue com peso demais em um volume muito pequeno (deixando de aproveitar espaço do caminhão) ou que se ocupe um volume enorme para uma mercadoria relativamente leve, o que desperdiça a capacidade de carga do veículo em tonelagem.

Custo X Espaço

Como vimos acima o cálculo da cubagem é variável. E por questões de espaço, cargas de pesos completamente diferentes podem ter o custo do frete idêntico.

Veja no exemplo:

A transportadora “A” tem um caminhão com capacidade máxima de 20 toneladas que poderia facilmente carregar 20 toneladas de chumbo, pois o volume deste material seria bem pequeno, se levarmos em consideração o tamanho da carroceria. Mas talvez se você precisasse transportar algodão, ficaria impossível acomodar no caminhão, não pelo peso que é obvio que o caminhão suportaria, mas pelo volume gigantesco que seria impossível de acomodar.

Talvez se a transportadora “A” utilizasse o método de cálculo de cubagem, poderia resolver esta questão fazendo um transporte misto, desta forma, nenhum dos caminhões teriam espaços vazios e circulariam com a mesma média de peso.

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística recomenda que as tarifas-base por tonelagem sejam estipuladas levando em conta cargas com densidade que permita ao caminhão atingir o seu limite bruto sem ultrapassar a capacidade de acomodação em termos volumétricos, ou seja, sem circular com caçambas transbordando material.

Leia mais em: Você sabe quais são as consequências no erro do cálculo de frete?

Fator Cubagem

Antes de iniciarmos a explicação que leva até a fórmula do cálculo de cubagem, é preciso que você esteja atento a determinados termos, como o Fator de Cubagem. Esse termo representa uma constante aplicada, que representa o que podemos chamar de peso ideal em relação ao volume transportado.

Fator de cubagem = Peso (Kg)/ Volume M³

Exemplo:

Um caminhão possui a capacidade de 15 toneladas (15000 kg) de peso e 50 m³. O seu fator de cubagem é 300 kg/m³.

No Brasil, a NTC & Logística estipula o valor de cubagem padrão até 300 kg por metro cúbico.

O Cálculo de Cubagem

O cálculo de cubagem é relativamente simples, levando em conta as dimensões do caminhão, sendo assim, dados como altura, largura e comprimento, além do Fator de cubagem mencionado anteriormente. Mas se o seu negócio envolver o transporte fracionado de cargas, deve-se levar em consideração também número de unidades. A equação ficaria desta forma:

ALT X LARG X COMP X Nº DE UNIDADES X 300 (FATOR CUBAGEM)

Como aplicar: Imagine que você precisa enviar 50 caixas do Rio de Janeiro para São Paulo. Elas medem e pesam exatamente a mesma coisa, sendo assim: 20 cm de altura, 20 cm de largura e 20 cm de comprimento e o peso exato de cada uma é de 5 kg. Embora a carga tenha 250 kg (50 caixas x 5kg), em termos ideais estaríamos ocupando apenas o equivalente a 120kg de carga no fator de cubagem, conforme a formula:

0,2 x 0,2 x 0,2 x 50 x 300= 120 kg

Para se ter noção como isso impacta o valor do frete, poderia até haver uma tarifa diferenciada neste caso. Mas nem sempre o seu cliente levará vantagens, levando em conta que muitas vezes quando o volume é grande, mas o peso é leve o cálculo da cubagem pode ter o efeito inverso.

Obs: Quando o valor da mercadoria tem um valor muito alto, é bastante comum que as transportadoras optem por cobrar em cima do valor do seguro (ad valorem), por ser mais vantajoso financeiramente que a cubagem.

Automatização do cálculo

Embora seja um cálculo extremamente simples, a atenção das transportadoras deve estar voltada para a redução dos custos logísticos e desta forma oferecer aos clientes um preço de frete mais competitivo. Por isso você deve apostar em ferramentas que automatizem esse processo.

Conheça o Globus, a ferramenta de gestão escolhida por mais de 2 mil empresas de transporte e automatize todas as suas rotinas operacionais.

 

Tags: CÁLCULO DE FRETE