Agendar Demonstração

O Praxio Globus integra de forma leve e flexível as 4 grandes áreas da sua empresa de forma segura e com total controle de acessos:

Preencha o formulário abaixo e solicite uma demonstração.

Assunto: Notícias

11/12/2018

Ter uma equipe logística capacitada e bem preparada é o objetivo de todo gestor. Afinal, isso é fundamental para o bom funcionamento e melhorias de processos internos de uma empresa. Entretanto, apesar de parecer simples, na prática algumas dicas se fazem necessárias para atingir um patamar de excelência entre colaboradores.

Pensando justamente nisso, que resolvemos preparar este post com algumas informações essenciais e dicas fundamentais para que sua empresa consiga montar uma equipe logística de primeira e explorar as melhores soluções existentes no mercado. Quer conferir tudo? Então, continue a leitura e tome nota!

Em que uma equipe logística capacitada pode impactar na empresa?

De nada adianta ter as melhores estratégias se seus colaboradores não estiverem preparados para cumpri-las. Isso vale tanto para a capacidade e o conhecimento que o seu funcionário tem, assim como o ambiente e as ferramentas que sua empresa disponibiliza para ele. Quer um exemplo prático? Imagine que a sua equipe seja formada por técnicos com total experiência em logística. No entanto, seus processos são lentos, falhos e, ainda por cima, não conta com sistemas de gestão.

Nesse caso, muito provavelmente a qualidade dos serviços vai deixar a desejar também, assim como a satisfação de seus próprios colaboradores em trabalhar em um ambiente que não lhes garante o suporte necessário para exercerem suas funções e conhecimentos.

Além disso, uma equipe logística eficiente tende a promover muitas outras melhorias no ambiente profissional e nos processos internos. Abaixo, preparamos uma pequena lista com algumas dessas vantagens. Confira os exemplos:

Redução de custos

Imagine que uma transportadora tenha custos altos com a manutenção de sua frota, pelo simples fato de o responsável pela compra das peças não ter controle nenhum sobre suas compras e nem sequer um sistema especifico para gestão de oficina. Sem dúvidas, essa falta de organização e controle pode ser evitada com ações diretas do gestor, ao notar os gastos excessivos, tanto implementando tecnologias e processos, como capacitando o colaborador responsável.

Ambiente de trabalho melhor

A preocupação com o ambiente de trabalho é essencial para o bem-estar e a segurança de sua equipe logística. Consequentemente, isso é revertido em aumento de produtividade e na qualidade das atividades. Por isso, sempre vise a organização, limpeza, o uso de equipamentos corretos e com a manutenção em dia de seus escritórios, depósitos, oficinas e armazéns.

Menor rotatividade de colaboradores

Outro grande fator que precisa ser levado em consideração é a alta rotatividade de funcionários. Para que a equipe logística seja eficiente, ela precisa ser forte e não deve apresentar taxas altas de demissões. Isso não é saudável para empresa nenhuma! Garantir boas condições de trabalho, investir em capacitação e valorizar o funcionário, são algumas formas de reduzir esse turn over.

Maior engajamento

Quando a equipe logística é, de fato, eficiente e reconhecida por isso, a tendência é que os colaboradores estejam sempre muito motivados e orgulhosos pelos resultados apresentados. Isso é importantíssimo para a empresa e deve-se incentivar, por diversas formas, esse espirito de equipe. Por exemplo, premiar os funcionários e investir na capacitação dos mesmos são algumas dessas maneiras de “recompensa”. Tudo isso, de alguma forma, retorna em resultados para o negócio.

Lucratividade

Eficiência em logística é sinônimo de altos lucros. Sem dúvidas, outra vantagem de conseguir montar uma equipe logística de qualidade é o resultado que pode gerar ao negócio. E estamos falando na questão financeira mesmo! Seu maior recurso de trabalho, com toda certeza, é o humano e quando ele é valorizado e consegue exercer seu papel com maestria, a empresa colhe os melhores retornos possíveis.

Mas, afinal, como montar uma equipe logística eficiente?

Neste tópico, separamos uma série de dicas essenciais para você montar a equipe logística mais eficiente e capacitada do mercado. Vale ressaltar, que não há nenhuma receita pronta para isso e cada empresa deve agir conforme sua necessidade e objetivo. No entanto, é fundamental que esse seja um processo continuo e as melhorias devem ser buscadas diariamente junto aos colaboradores. Confira abaixo!

Seja estratégico ao contratar

O processo seletivo é o primeiro passo para a construção de sua equipe logística. No entanto, isso nem sempre é realizado de forma eficiente em muitas empresas. Por exemplo, a presença do gestor logístico, desde a primeira entrevista, é fundamental para conhecer bem os candidatos. O que ocorre é que, em diversas organizações, o RH faz a primeira etapa e seleciona alguns profissionais para as próximas, que só a partir dali, o gestor começa a participar.

Por mais que os Recursos Humanos sejam capacitados, é importante contar com alguém especializado no setor logístico, que conheça, a fundo, as necessidades e dificuldades da vaga em aberto. Algumas oportunidades de contratar bons profissionais podem ser desperdiçadas por esse simples procedimento do processo seletivo.

Por fim, busque o máximo de informações sobre o candidato, sua formação e experiência, além da pretensão e objetivos profissionais que essa pessoa busca dentro da empresa.

Busque profissionais especializados em logística

Nos últimos anos, o mercado de logística se especializou e, cada vez mais, profissionais buscam capacitação na área. Esse cenário é excelente para uma empresa que busca montar uma equipe logística realmente preparada para cumprir suas tarefas eficientemente. Hoje, há inúmeros cursos de graduação e especialização de ótima referência que servem de base para análise dos currículos.

Por isso, ainda na etapa de um processo seletivo, busque focar em profissionais realmente especializados na área de logística. Afinal, contar com mão de obra qualificada já é um fator competitivo de extrema importância, o que proporciona um conhecimento mais atual das tendências do mercado, técnicas e sistemas modernos de gestão logística.

Invista em capacitação

Sejam colaboradores novos, sejam funcionários antigos, é imprescindível que o gestor invista na constante capacitação de sua equipe logística. Afinal, o mercado está sempre em frequente movimento e as mudanças são inevitáveis. Vale ressaltar que, segundo um estudo da EF Education First, as empresas que investem em treinamentos para seus colaboradores têm 74% mais engajamento.

Na área de logística isso se faz fundamental também. Dedicar uma parcela do orçamento para uma campanha de incentivo, eventos (palestras, seminários, cursos etc.) e atividades que gerem motivação e capacitação de sua equipe logística é uma excelente estratégia e, sem dúvidas, só tende a render bons resultados à empresa e ao setor.

Além disso, diversos cursos estão à disposição do mercado, inclusive muitos online, que podem capacitar ainda mais você e os seus colaboradores.

Seja um bom líder

Já foi o tempo do gestor ser associado à imagem de chefe, que ditava ordens e cobrava por resultados. Hoje, o cenário mudou e a empresa que não acompanha está fadada ao atraso e a processos mecânicos e obsoletos. A liderança é uma das principais – e essenciais – habilidades que um gestor precisa ter e praticar.

Você deve se posicionar como membro da sua equipe logística e saber falar e ouvir os seus colaboradores. O gestor líder permite abrir espaço para que os funcionários deem opiniões, sugiram mudanças e novos processos e também critiquem, quando necessário, algo que não estejam de acordo.

Alcançar esse patamar de comunicação e de visão do negócio é o ideal para buscar constantes melhorias do setor, do ambiente de trabalho, dos processos e da qualidade das tarefas executadas.

Crie KPIs específicos para a equipe logística

Em logística, é muito comum falar sobre os indicadores de desempenho, em especial, dos processos operacionais, de transporte e de tudo que envolva custos. No entanto, o gestor que enxerga seus colaboradores como parte fundamental para manter a performance de todos esses fatores, busca criar KPIs focados também em suas equipes.

Por exemplo, uma transportadora que apresenta um turn over elevado de motoristas, precisa entender o motivo pelo qual seus colaboradores estão deixando de trabalhar lá. Criando um KPI especifico, o gestor consegue obter dados reais, avaliar as principais causas e agir na raiz do problema. Neste exemplo citado, diminuir a rotatividade de funcionários já seria um ponto positivo para o fortalecimento de sua equipe logística e, consequentemente, todos os demais processos seriam impactados positivamente também.

Trace metas e objetivos tangíveis

Por falar em KPI, toda empresa estipula metas ao longo do ano. No entanto, de onde esses números vêm? Há, de fato, uma base de análise e estudos que permitam que esses objetivos sejam alcançados? Isso tem a ver com a avaliação dos resultados obtidos pela análise dos KPIs, assim como é papel fundamental do líder.

Imagine sua equipe logística sem metas traçadas ou com horizontes impossíveis de serem alcançados. Em ambos os casos, provavelmente, os colaboradores se sentirão acomodados ou desacreditados em relação ao negócio.

Por isso, aprenda a planejar e a traçar metas tangíveis, que sejam realmente desafiadoras na medida certa. Ter uma equipe incentivada e motivada com suas atividades tende a render sempre os melhores resultados, além de promover novas ideias, mudanças e perspectivas.

Defina uma cultura organizacional

O conceito de cultura organizacional é muito debatido hoje em dia no mundo dos negócios. De fato, diversas empresas passaram a dar mais importância a este assunto, tendo em vista as vantagens que isso traz para dentro da organização e, principalmente, de seus colaboradores.

Certamente toda empresa têm seus valores, visão e missão, concorda? O problema está na questão se isso, de fato, é seguido e compreendido pelos seus funcionários. Garantir que todas as equipes, incluindo a de logística, compartilhem das mesmas ideias da companhia é papel dos fundadores e gestores da companhia. Como você gostaria que seu colaborador se comportasse diante o seu negócio? E como ele gostaria realizar as suas atividades? Essas perguntas é que podem ser a essência para desenvolver uma cultura organizacional dentro de sua empresa.

Invista em tecnologia

Buscar a eficiência de sua equipe logística pode estar totalmente atrelado as ferramentas disponíveis. Quando se trata de transporte então, o uso da tecnologia se faz mais que necessário para a gestão de todos os processos da empresa. Por isso, por mais capacitados que sejam os seus colaboradores, sem sistemas modernos e atuais, dificilmente eles conseguirão exercer 100% de suas atividades com eficácia.

Um ERP, por exemplo, é fundamental no setor logístico e deve ser implementado, independentemente do tamanho da empresa. Outros sistemas de gestão, também devem ser avaliados. Afinal, eles trazem soluções capazes de otimizar todos os processos possíveis, desde compras da oficina à controle de pontos de funcionários. Tudo isso proporciona mais facilidades, reduz custos e, por fim, promove maior eficiência de suas equipes.

Conte com uma assessoria especializada

Já vimos a importância de ter uma equipe logística capacitada e também de contar com as ferramentas ideais para o bom funcionamento da empresa. No entanto, é preciso sempre buscar atualizações e garantir que cada colaborador exerça 100% de sua capacidade e das funcionalidades dos sistemas implementados.

Por isso, empresas de tecnologia logística costumam oferecer consultorias especializadas para que as suas equipes alcancem os melhores resultados com as soluções propostas. Ou seja, consultores estudam seus processos e a sua operação e avaliam as melhorias necessárias, exclusivamente para o que a sua empresa precisa naquele momento.

Isso possibilita que sua equipe logística entenda melhor os processos e obtenha mais conhecimento sobre as ferramentas que usa em suas atividades do dia a dia, gerando assim uma maior produtividade.

Enfim, essas foram as nossas dicas de como e por que montar uma equipe logística qualificada. Sem dúvidas, investir em seus colaboradores é uma excelente estratégia para gerar os melhores resultados ao seu negócio, além de motivar e preparar um time capacitado e disposto a encarar os desafios do setor. Vale reforçar que a eficiência de sua empresa não depende somente da capacitação de seus funcionários. Depende, também, do ambiente e, principalmente, das ferramentas e soluções tecnológicas que você tem à disposição.

Gostou do post? Quer começar a preparar sua equipe logística e torná-la um time eficiente e preparado? Então, não deixe de conferir as nossas várias opções de cursos e conteúdos para qualificar ainda mais seus colaboradores.

 

Tags: DICAS DE GESTÃO, logística

Últimas notícias