Agendar Demonstração

O Praxio Globus integra de forma leve e flexível as 4 grandes áreas da sua empresa de forma segura e com total controle de acessos:

Preencha o formulário abaixo e solicite uma demonstração.

Assunto: Gestão de Frota

06/09/2018

gestão de frota representa um conjunto complexo de desafios logísticos para as empresas. Os gestores são encarregados de manter suas frotas em funcionamento  de maneira eficiente e econômica.

Felizmente, existem várias dicas que podem tornar a gestão de frota de veículos altamente eficaz. Essas práticas recomendadas, quando aplicadas corretamente, podem realmente fazer a diferença no resultado de sua empresa e na segurança geral da sua frota.

Por isso, compilamos uma relação de princípios básicos que ajudam a garantir o aprimoramento das operações dos seus veículos, tornando você, o gerente de frota, muito mais eficiente nessa tarefa. Acompanhe a seguir.

1. Identificar os principais indicadores da frota

Como gerente de frota, você precisa estabelecer metas e expectativas para o desempenho dos veículos e de seus condutores. Por exemplo, ao incentivar os motoristas a fazerem um bom trabalho – para obter alta eficiência de combustível, realizar inspeções de veículos regularmente ou exibir alto desempenho de direção, entre outras -, você ajuda a manter um alto padrão de eficiência para o seu negócio.

Algumas métricas que podem fornecer informações sólidas sobre o desempenho do veículo incluem custo por quilômetro rodado, despesas totais e resumo dos custos operacionais. Em outras palavras, sempre monitore e meça dados específicos que afetem diretamente sua frota.

A economia potencial, ao identificar e acompanhar os indicadores de desempenho, pode realmente melhorar a sua frota inteira. Com o monitoramento da performance dos veículos, é mais fácil promover hábitos de direção seguros e responsáveis por parte dos motoristas.

2. Controlar os custos operacionais

Uma maneira de identificar possíveis reduções de custo na frota é analisar os centros de custo mais altos. Na gestão de frota, o combustível é responsável por até 30% dos custos operacionais, fazendo com que boa parte dos gerentes de frota alegue que essa é sua principal preocupação de orçamento.

No entanto, para reduzir os custos de combustível, por exemplo, os gerentes de frota podem tentar eliminar o hábito da marcha lenta, do excesso de velocidade, das frenagens bruscas, entre outros.

Outro ponto importante para reduzir os custos operacionais é fazer a manutenção dos veículos dentro do cronograma. Manter uma lista de verificação pode ajudar a reduzir os custos de operação da frota, uma vez que os veículos bem mantidos são mais eficientes do que aqueles que não passam por esse processo com tanta frequência.

Nesse contexto, por vezes, pequenos hábitos fazem toda a diferença. Você sabia que manter a pressão dos pneus no nível certo poderia reduzir em até 15% os custos com combustível? Você pode não notar muita mudança em termos de economia, mas fará uma grande diferença no longo prazo.

3. Fazer a roteirização dos percursos em sua gestão de frota

Em um mundo ideal, sua frota de veículos estará sempre em operação e aproveitando ao máximo o combustível dos seus tanques. No entanto, com os engarrafamentos, isso raramente é possível.

Portanto, pense em investir em algum dispositivo ou sistema de navegação que apresente dados de tráfego em tempo real. Ao roteirizar os percursos, os motoristas poderão evitar congestionamentos e continuar em movimento. Além disso, eles podem encontrar rotas alternativas mais rápidas e fáceis do que costumam fazer.

4. Utilizar a tecnologia a seu favor

Você precisa tornar o gerenciamento da sua frota o mais fácil e acessível possível. As pessoas inerentemente preferem as atividades mais práticas. Assim, se você deseja que sua equipe acompanhe o serviço e a manutenção dos veículos, é preciso fazer inspeções, agendamentos e relatórios com a maior facilidade possível.

Com um sistema de gestão avançado, você pode receber uma série de informações relacionadas a todos os aspectos da sua frota. Relatórios de análise e informações sobre o comportamento de veículos e motoristas podem ser monitorados facilmente.

Isso pode ser acompanhado em tempo real ou analisado retrospectivamente para obter uma visão geral e abrangente dos funcionários específicos ou das frotas inteiras. A partir daí, você pode atualizar veículos ou alterar rotas para economizar dinheiro.

Embora algumas medidas exijam um investimento financeiro, a economia potencial poderia facilmente valer a pena no futuro. Portanto, não tenha medo de adotar novas tecnologias. A implementação de uma boa estrutura para sua frota faz uma grande diferença em suas operações e nos resultados de seu negócio.

A partir de dados precisos sobre seus veículos, você poderá tomar decisões fundamentadas sobre o retorno dos investimentos. Nesta era de tecnologia e informação, tudo o que você precisa para ser um especialista em gestão de frota está na ponta dos dedos.

E você, ficou interessado em investir em um sistema de gestão de frota? Quer conhecer os benefícios do sistema Globus? Agende uma demonstração com um de nossos consultores!