Agendar Demonstração

O Praxio Globus integra de forma leve e flexível as 4 grandes áreas da sua empresa de forma segura e com total controle de acessos:

Preencha o formulário abaixo e solicite uma demonstração.

O que avaliar em um software de gestão para logística?

Assunto: Transporte de Cargas

08/06/2018

Um software de gestão para logística pode significar mais eficiência e maior controle sobre os processos da sua empresa. Com as informações sobre o transporte centralizadas em um sistema único, você pode tomar decisões mais assertivas e usar os dados para fazer a sua empresa crescer continuamente, cortando custos e melhorando resultados.

Não por acaso, muitos gestores cogitam adquirir um software de gestão para logística para suas empresas. Porém, sempre fica a dúvida: como escolher o melhor? No texto de hoje, você vai entender os principais critérios para escolher uma solução para o seu negócio. Acompanhe com a gente!

Necessidades estratégicas do seu negócio

A pedra fundamental da escolha do software não está no fornecedor, mas na sua própria empresa: quais são os objetivos estratégicos do seu negócio? O melhor software do mundo pode ser péssimo para sua empresa se ele não contar com as ferramentas que vocês realmente precisam. Então, comece respondendo a perguntas como:

  • Quais dados a sua empresa precisa coletar e usar?
  • Em que áreas o negócio está carente de melhorias?
  • Quantos usuários precisarão ter acesso ao sistema?
  • Ele precisa se integrar com outros softwares?

Enfim, descreva da forma mais detalhada possível quais são os objetivos da sua empresa ao comprar um software de gestão de logística e você já terá dado o primeiro passo para fazer uma boa escolha. Envolva os funcionários e equipes diversas nessa tarefa para que a solução escolhida esteja totalmente alinhada com todas as áreas do negócio.

Suporte e atendimento

A aquisição do software certamente não é o último passo da sua relação com o fornecedor. Avalie também qual o suporte oferecido por ele e se o desenvolvedor busca fazer mais do que simplesmente vender um programa para sua empresa.

O ideal é que o seu fornecedor de software para gestão de logística esteja disposto a se tornar um parceiro do negócio e, junto com você e seu time, explorar todos os benefícios da solução vendida por ele para fazer a sua empresa crescer. Opte por um fornecedor que disponibiliza suporte personalizado, treinamentos e canais de comunicação transparentes e eficientes.

Escalabilidade e flexibilidade das ferramentas de gestão para logística

Ao escolher a solução que você vai adquirir, pense também em longo prazo: o software é escalável e pode ser adaptado a um eventual crescimento do seu negócio? É possível aumentar os recursos sem precisar fazer grandes investimentos em infraestrutura? Geralmente, as soluções em nuvem são boas opções nesse quesito.

Além da escalabilidade, observe a flexibilidade do fornecedor quanto aos módulos e ferramentas. O ideal é que a sua empresa decida o que é necessário e não seja obrigada a comprar ferramentas que não fazem sentido para a realidade do seu negócio.

Leia mais: Os 6 melhores softwares para transportadoras! 

Tradição da empresa e opinião de clientes

É claro que nome não é tudo e empresas novas no mercado podem ser tão ou mais eficientes do que negócios tradicionais. Porém, se uma empresa tem softwares testados e aprovados por outros clientes, já é um ótimo sinal de qualidade.

Lembre-se de que os dados ligados à logística da empresa são sensíveis e precisam ser muito bem preservados. Portanto, a escolha exige que o fornecedor tenha muita credibilidade e know-how tanto no segmento de tecnologia como no de logística.

Como falamos no início, as necessidades da sua empresa precisam ser atendidas, mas a qualidade do software também não pode ser deixada de lado. Sempre que for escolher seu fornecedor, procure a opinião de outros clientes e veja se a empresa tem cases de sucesso.

Custo-benefício do software de gestão para logística

Por fim, não se esqueça de que, ao comprar um software de gestão de logística, assim como outras soluções de tecnologia, o preço não é a única variável a ser examinada. Custos são relevantes em qualquer negócio, porém, fazer um investimento que vale a pena é ainda mais importante.

Portanto, não busque apenas pela opção mais barata do mercado. Coloque na balança os benefícios e os custos e chegue a um equilíbrio. Afinal, um bom software de gestão para logística pode fazer a sua empresa render mais e vai recompensar o investimento.

Ou seja, não existe o melhor software de gestão para logística universal. Existe aquele que mais de adapta às necessidades do seu negócio e que dá escalabilidade e flexibilidade para seus sistemas logísticos. Observe, ainda, a qualidade do produto e do atendimento prestado pelo fornecedor.

 

Quer saber como o nosso sistema pode ajudar a sua empresa? Clique aqui e agende uma demonstração gratuita!