Agendar Demonstração

O Praxio Globus integra de forma leve e flexível as 4 grandes áreas da sua empresa de forma segura e com total controle de acessos:

Preencha o formulário abaixo e solicite uma demonstração.

Assunto: Transporte de Cargas

23/08/2018

Você com certeza sabe melhor do que ninguém que os impostos no transporte de cargas parecem quase indecifráveis para quem não é expert em tributos. Desde o ICMS que tem alíquota variável até as possibilidades de isenção e os vários regimes de tributação, tudo parece complicado.

Apesar desse cenário caótico, é necessário — e possível — aumentar o controle dos tributos pagos pela transportadora, com o intuito de diminuir custos, aumentar a competitividade e ter garantia de idoneidade.

Os tributos têm grande impacto sobre o valor final do transporte de cargas e o controle deles é benéfico para fornecedores e clientes. Veja algumas atitudes para controlar os impostos no transporte de carga e eliminar as dores de cabeça!

Contar com bons profissionais para gerenciar os impostos no transporte de cargas

Devido à complexidade do sistema tributário brasileiro, é fundamental ter uma equipe altamente qualificada no setor tributário. Seja uma equipe própria ou pessoal terceirizado, quem for cuidar do cálculo e controle de impostos na sua empresa deve ter conhecimento especializado em impostos no transporte de cargas.

E isso vale para empresas de todos os tamanhos: das pequenas às grandes transportadoras, todas podem alcançar vantagens ao contarem com bons profissionais.

Conhecer a fundo o negócio por meio de dados confiáveis

Se você não consegue afirmar com certeza que todos os impostos devidos foram recolhidos corretamente, sua empresa está em apuros.

Os profissionais envolvidos na gestão dos impostos no transporte de carga e as lideranças da empresa precisam, ainda, ter uma visão ampla e ao mesmo tempo detalhada de toda a empresa. Para fazer melhores escolhas, você precisa saber o percentual de lucro, os custos fixos e variáveis, além do histórico de receitas da empresa.

Em meio a tantas rotinas, perder dados, históricos de pagamento e memórias de cálculo não é difícil. Para evitar isso e garantir a idoneidade da empresa, além de facilitar a auditoria no caso fiscalizações, sua empresa precisa manter dados confiáveis, organizados e seguros sobre todos os aspectos tributários da empresa.

Realizar o planejamento tributário

O planejamento tributário, como o nome sugere, serve para programar a realização de atividades ligadas ao processamento de tributos, garantindo a escolha de regimes corretos e o cumprimento de prazos. Existem dois tipos de planejamento tributário:

  • estratégico — é aquele feito para analisar as receitas e custos da empresa e escolher o melhor regime de tributação, isenções, possibilidade de ter alíquotas diferenciadas, recuperação de impostos, entre outros fatores. Geralmente é feito de médio a longo prazo;
  • operacional — serve para planejar as atividades rotineiras de apuração de impostos, envio de declarações, geração de documentos, entre outras. O objetivo aqui é não perder nenhum prazo e não cometer erros na realização dos processos de cálculo e pagamento.

Ou seja, por meio dos planejamentos tributários, sua empresa pode aproveitar eventuais benefícios e isenções fiscais, além se manter idônea e evitar multas e gastos desnecessários.

Usar a tecnologia como aliada para reduzir os impostos no transporte de cargas

Por fim, todos os métodos citados anteriormente ficam muito mais fáceis de serem colocados em prática se você se aliar à tecnologia para fazer a gestão dos impostos no transporte de cargas.

Os softwares de gestão voltados para o setor de transporte já contêm módulos criados especificamente para calcular os impostos e otimizar o acompanhamento das obrigações fiscais pelas transportadoras.

Utilizando os módulos contábeis e fiscais, sua empresa ganhará tempo e dinheiro no cálculo de impostos, escrituração fiscal, controle de patrimônio e muito mais. Faça uso da tecnologia e pare de se desgastar com a gestão tributária da sua transportadora!

Como vimos, controlar os impostos no transporte de cargas é algo vital para as transportadoras e seus clientes. O setor de transportes possui muitos desafios, e este não precisa ser mais um deles. Graças à organização, ao planejamento, a bons profissionais e ao uso de boas tecnologias, esse objetivo se torna alcançável.

A sua empresa ainda não faz um controle financeiro? Leia o nosso artigo sobre controle financeiro para transportadoras e saiba por que você deveria mudar isso agora mesmo!

Tags: impostos no transporte