Agendar Demonstração

O Praxio Globus integra de forma leve e flexível as 4 grandes áreas da sua empresa de forma segura e com total controle de acessos:

Preencha o formulário abaixo e solicite uma demonstração.

Logística Sustentável: sua empresa está por dentro desta tendência?

Assunto: Notícias

15/05/2018

Sabemos que qualquer ação individual ou coletiva pode impactar na busca por uma sociedade mais justa e consciente. Somado a isto, o mercado hoje, demanda cada vez mais cuidados por parte das empresas, com cada etapa de seu processo de produção e seus impactos no meio ambiente. Essa realidade, a da produção sustentável, que os consumidores estão levando em questão também na hora da escolha dos produtos, é uma grande tendência também para uma logística sustentável.

É o futuro do consumo. Esse futuro vai muito além da simples entrega final do produto, o consumidor que nos deparamos hoje é aquele que está atento às práticas das empresas, se estão atuando ou não de forma positiva não apenas para quem consome, mas também para o planeta.

Este novo comportamento do consumidor demanda repostas das empresas. De onde vêm seus produtos? Quem está fornecendo a matéria prima? Que atores estão envolvido nesta produção? Em quais condições e local acontece a produção? Juntamente com a pergunta que nos interessa especialmente: de que forma este produto está sendo distribuído? A Logística Sustentável é a chave para respondermos esta pergunta, sem fazer feio.

Logística Sustentável, vamos lá?

Já sabemos que a logística é chave fundamental das estratégias de qualquer empresa, que hoje pretende se diferenciar no mercado. Mas de que forma podemos aliar isto ao contexto da sustentabilidade?

O contexto da sustentabilidade nas empresas

Sustentabilidade é uma palavra que você ouve com certa frequência, não é? Mas nem sempre ela vem relacionada ao que realmente é (ou deveria ser), de fato. O que define se determinada prática, produto e até mesmo uma cadeia logística é ou não sustentável de verdade, é a maneira com que ela se relaciona com o ambiente a seu redor.

Ao analisar uma situação a partir da perspectiva da sustentabilidade, precisamos ter em mente justamente um processo que “se sustente”. A sustentabilidade corporativa representa um equilíbrio entre aspectos financeiros, sociais e ambientais na gestão das empresas. Todos com o mesmo valor, em um trabalho contínuo baseado em um propósito comum.

Imagem relacionada

O papel da Logística na Sustentabilidade

A Logística tem o importante papel de entregar o que o cliente necessita, no momento em que necessita. Uma cadeia de Logística Sustentável prevê tudo isto também, porém de uma maneira transparente para o cliente. Explicaremos um pouco melhor como é isto. Transparência na Logística significa trabalhar sob a perspectiva das operações logísticas, respeitando social e ambientalmente as ações envolvidas durante seus processos.

A adoção da Logística Sustentável em sua empresa começa por questões base:

  • os recursos estão sendo utilizados de forma consciente e sem desperdício?
  • os atores empregados nas operações estão sendo valorizados?
  • sua empresa está gerando valor para seus clientes e até mesmo diminuindo custos com todas estas práticas?

A partir destas respostas, sugerimos algumas práticas simples que podem ser aplicadas em sua empresa, visando à Logística Sustentável.

Como aplicar a Logística Sustentável na sua empresa

Conforme já falamos, uma cadeia de Logística Sustentável em sua empresa demanda uma reflexão séria sobre os processos de sua empresa. Parece trabalhoso não? Nem sempre. Como veremos, algumas práticas são bem comuns do dia a dia das empresas de logística, já que estamos sempre atentos à minimizar perdas e otimizar processos. Existe também o mito de que ações sustentáveis significam custos extras para as empresas. Porém a Logística Sustentável quando bem estruturada, representa justamente o inverso: redução de custos.

Mapeie seus processos de forma clara

Não existe mudança no mundo corporativo, e porque não dizer, em qualquer tipo de situação, sem o conhecimento real da situação. Por isto, disponha sempre de análises atualizadas de todas as variáveis de sua frota.

Baseie suas decisões em dados

Boas análises se baseiam em dados atualizados constantemente. Através da automação de seus processos, será possível fazer um diagnóstico do que realmente pode ser mudado dentro de sua realidade.

Repense processos que estão sendo pouco sustentáveis

A Logística Sustentável compreende desde coisas simples, como eliminar pilhas de papel desnecessárias, até mensurar o consumo de combustível de sua frota. Cada detalhe da cadeia de logística pode ser repensada, visando otimizar a utilização de recursos disponíveis e de quebra, a redução de custos.

Planeje as rotas de maneira a evitar o desperdício de combustível e emissão de gases poluentes

Além de representar uma ação de sustentabilidade, essa estratégia da Logística Sustentável está intimamente relacionada também com a redução de custos, já que representa economia de recursos. Além disto, o diesel, principal combustível usado nas empresas de transporte, sabemos ser altamente poluente. Porém, hoje existem alternativas menos poluentes também para este combustível.

Certifique-se de que o efetivo está sendo valorizado

O ativo mais importante de uma empresa são seus funcionários. Quanto a isso não restam dúvidas. Conforme já mencionamos, sustentabilidade também diz respeito ao caráter social de suas operações. Garantir que seu efetivo esteja sendo valorizado, não só financeiramente mas também no retorno de suas ações, é uma das formas mais valiosas de demonstrar que sua empresa está preocupada em realmente fazer diferente.

Gestão de estoques

Controle de estoques é, representativamente, uma das maneiras mais eficientes de controlar custos e desperdício de recursos em sua empresa. Uma boa gestão de estoques sabe determinar variáveis como perecividade dos produtos e necessidade de reposição, sem que isso represente perda de mercadoria ou compras desnecessárias.

leia mais em: Saiba como manter o estoque da sua empresa em dia!

Reduza a quantidade de embalagens de transporte e prefira materiais biodegradáveis

Embalagens são uma discussão antiga no mundo da logística. Justamente por serem feitas apenas para apoiar um processo de distribuição, são altamente descartáveis e consequentemente poluentes. Procure analisar o quanto de embalagem – de fato – seu produto necessita e de que tipo de material é composta esta embalagem, procure optar por materiais biodegradáveis.

Além disso, uma boa dica é analisar o quanto de material está se utilizando em um processo de paletização, por exemplo, muitas vezes de forma desnecessária.

Consumo consciente de energia e água

Quem disse que logística se resume somente a sua frota? A sede de sua empresa e suas filiais podem também contribuir para a Logística Sustentável. Através de conscientização e políticas ambientais, pode-se impactar de forma positiva, fazendo uso de práticas simples e diárias, como apagar as luzes em ambientes da empresa que não estão sendo utilizados.

Quantifique o impacto de suas operações

Após aplicadas as práticas de Logística Sustentável, como em qualquer processo, precisamos estar constantemente revisando o que foi efetivo e o que não foi. Para isto, uma automação de seus processos, juntamente com relatórios atualizados, faz com que suas ações possam ser visualizadas de forma mais clara e assertiva.

Bônus para ficar de olho: Logística Reversa

Presente na agenda do Fórum Econômico Mundial, a Logística Reversa faz parte de uma cadeia circular de produção. Como é isto? O produto que atinge o final de sua vida útil (após o descarte do consumidor), retorna ao fabricante como matéria prima, ou simplesmente pra que este se responsabilize pelo descarte de forma correta. A Logística Reversa já está sendo adotada por muitas empresas como PepsiCo, Natura, Dell, LG, Walmart, entre inúmeras outras.

Além de ser uma tendência mundial muito forte entre as empresas, pode representar mais uma opção de serviço para as empresas de logística, dando um passo a mais na Logística Sustentável.

Logística Sustentável parecia ser um desafio, não é mesmo? Com a aplicação destas dicas simples, sempre respeitando as particularidades de sua empresa, ficou mais fácil agora fazer algo pelo planeta em que vivemos, não é mesmo? Lembre-se sempre que no mercado em que atuamos hoje, no final de tudo isso, cada ação representa também um ganho de pontos com seu cliente.

Quer automatizar seus processos e mapear da melhor forma suas ações para a adoção da Logística Sustentável?

A BgmRodotec oferta para o mercado de transportes soluções tecnológicas que visam controlar e gerenciar todos as etapas de transporte de cargas. Entre em contato com a nossa empresa e saiba mais sobre como automatizar seus processos e dar um passo à nas ações de sustentabilidade da sua empresa. Agende gratuitamente uma demonstração com um dos nossos consultores! 

Tags: Logística reversa, Logística sustentável