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Assunto: Transporte de Passageiros

24/02/2017

Datas como o carnaval, páscoa, natal, ano novo entre outros feriados prolongados mobilizam uma série de pessoas interessadas por viajar pelo país. Nestes períodos, há um aumento considerável pela demanda de contratos turísticos, o que justifica muitas empresas de transporte rodoviário de passageiros utilizarem este serviço como mais uma forma de geração de lucro para o seu negócio.

Para se ter noção de como esse serviço é rentável, em 2016 a atividade gerou mais de 7,5 milhões de empregos, sendo responsável por cerca de 9% do PIB nacional, segundo dados da Embratur. Por isso, se você já trabalha com transporte de passageiros e quer expandir o seu negócio, essa pode ser uma boa aposta.

Neste artigo reuniremos algumas questões que você deve dar mais atenção na hora de gerenciar a divisão de turismo na sua empresa. Fique atento às nossas dicas!

  • Gestão de contratos

Para começar um negócio de forma saudável é importante preservar a boa organização das informações. Por isso, todos os contratos devem ficar armazenados de forma fácil para que você ou qualquer outra pessoa consiga consultar sempre que necessário. O ideal é tê-los em sistemas específicos que possam auxiliar na criação de um banco de dados dos seus clientes.

  • Escala

Se o seu intuito é conciliar as atividades de turismo com a de transporte de passageiros, é bom que você tenha a relação da disponibilidade dos seus motoristas e da sua frota. Imagine, por exemplo, que você fechou um contrato de turismo para uma data que está prevista para a manutenção da frota, ou quando não haja motoristas disponíveis, seja por motivo de férias, afastamentos ou qualquer outra ocorrência de última hora? Sem um controle exato da sua escala não será possível honrar com seus contratos e isso comprometerá a qualidade do seu trabalho e até mesmo a sua credibilidade frente ao mercado.

  • Financeiro

Uma empresa que atua no segmento de turismo possui uma série de contratos avulsos, com valores variáveis. A lógica é a mesma para qualquer negócio: se você não controla por onde entra o seu dinheiro, provavelmente você não saberá onde irá perder. Ter o controle de todos os boletos parcelados ou à vista, pagos ou não, garantirá a sobrevivência do seu negócio. Não adianta desenvolver inúmeras planilhas facilmente adulteráveis, é importante ter dados confiáveis neste momento.

Leia mais em: Redução dos custos da frota: Veja como o controle financeiro pode ajudar!

  • Controle de Comissões

É bastante comum que as empresas que possuem frotas destinadas ao serviço de turismo adotem parcerias comissionadas com agências ou operadores de viagem. Isso garantirá que os pacotes fechados utilizarão os veículos da sua frota, o que resultará no dinheiro certo. Vale lembrar que estas parcerias são comissionadas e é preciso prever o valor exato deste tipo de repasse no financeiro. Ter esse valor separado dará uma visão mais clara de quanto você realmente está lucrando com o serviço e, principalmente, fortalecerá a sua parceria com estes prestadores de serviço.

Se você está em busca de oportunidades lucrativas para expandir o seu negócio, não deixe de conhecer a nossa solução que além de gerenciar empresas de transporte rodoviário também conta com um módulo totalmente voltado para o segmento de turismo, abrangendo toda a operação e parte administrativa deste processo. Entre em contato conosco e conheça todas as soluções do Globus.

Tags: CONTROLE DE ESCALA, GESTÃO FINANCEIRA, TURISMO RODOVIÁRIO