Agendar Demonstração

O Praxio Globus integra de forma leve e flexível as 4 grandes áreas da sua empresa de forma segura e com total controle de acessos:

Preencha o formulário abaixo e solicite uma demonstração.

Assunto: Gestão de Frota

27/08/2018

Estima-se que 20% dos acidentes nas estradas brasileiras aconteçam em decorrência do famoso “pneu careca”. Pneu careca é quando o pneu já não apresenta mais os sulcos em sua formação, comprometendo a estabilidade do veículo.

Se você pudesse dizer qual a peça dos veículos da sua frota que mais importa quando falamos em segurança e desempenho, o que diria? Você pode pensar em inúmeras peças que normalmente são relacionadas de forma direta com o desempenho do veículo, porém se engana: hoje vamos falar das condições dos pneus.

Riscos de trafegar com pneu careca

Existem diversos riscos relacionados a trafegar com pneu careca. Conforme já comentamos aqui no blog anteriormente, nas empresas de logística o desgaste das peças, inclusive dos pneus, é potencializado devido ao esforço constante dos veículos.

1. Acidentes de trânsito

Estima-se que quase 20% dos acidentes registrados nas estradas brasileiras estejam relacionados com pneu careca. Além de representarem um risco para o motorista e para a carga, representam também um perigo para quem trafega nas vias.

2. Aumento do tempo de resposta na frenagem

Um importante fator da causa de acidentes por conta de pneu careca é a demora para resposta de frenagem do veículo. Isso acontece pelo desgaste da borracha do pneu, mais precisamente pela diminuição dos sulcos que conferem mais aderência do pneu no asfalto.

3. Aquaplanagem

Outra consequência da diminuição dos sulcos dos pneus é a aquaplanagem, que acontece quando o veículo perde o controle quando em contato com pista molhada. Os sulcos presentes nos pneus são responsáveis por manter a estabilidade do veículo, no caso do pneu careca essa proteção estará comprometida.

4. Multas de trânsito

Além dos perigos e custos, o motorista que trafegar com pneu careca pode ser enquadrado em infração de trânsito. Trafegar com pneu careca é caracterizado como infração grave, aplicação de 5 pontos na carteira do condutor e multa de R$ 195,23.

Como controlar a qualidade dos pneus da sua frota

Um dos desafios para o controle da manutenção de frotas é mensurar a qualidade dos pneus, já que a análise tem que ser feita de forma individual em cada veículo. Para isto, existem algumas ações que podem auxiliar os gestores na hora de verificar a qualidade dos pneus.

Uma maneira eficaz de aumentar o tempo de vida útil dos pneus de sua frota é fazendo uso de indicadores de produtividade e ações simples e rotineiras de cuidado.

Distância rodada por pneu: para encontrar este dado basta saber o número de pneus trocados no veículo e a distância rodada, em determinado período. Esse dado ajuda a determinar o período em que se deve estar atento à manutenção de cada um dos veículos da frota.

Verificação do estado dos pneus: assim como qualquer peça do caminhão, os pneus merecem atenção durante o dia-a-dia também. Verificar a pressão e estado dos pneus regularmente, assim como balanceamento e alinhamento, evita que necessitem ser feitas manutenções corretivas, normalmente mais onerosas para os custos da sua empresa.

Trajetória do veiculo: outra forma de potencializar a vida útil dos pneus e retardar o pneu careca é a análise da trajetória do veículo, ou seja, as condições das estradas pelas quais ele trafega com frequência. Sempre fazendo uma reflexão sobre a real necessidade de trafegar em más condições.

E a recapagem?

Uma alternativa muito procurada pelas empresas de logística e motoristas autônomos é a recapagem dos pneus. A recapagem dos pneus pode chegar até a 40% do valor da compra de pneus novos. Apesar de ser uma prática bastante comum, deve-se observar sempre a condição do pneu que irá receber o serviço e também o número de vezes que este foi submetido à recapagem.

Quer ter mais controle sobre as condições dos pneus da sua frota? A BgmRodotec oferta para o mercado de transportes soluções tecnológicas que visam controlar e gerenciar todas as etapas de transporte de cargas. Entre em contato com a nossa empresa e saiba mais sobre como automatizar seus processos e dar um passo nas ações de sustentabilidade da sua empresa. Agende gratuitamente uma demonstração com um dos nossos consultores!