Agendar Demonstração

O Praxio Globus integra de forma leve e flexível as 4 grandes áreas da sua empresa de forma segura e com total controle de acessos:

Preencha o formulário abaixo e solicite uma demonstração.

Assunto: Gestão de Frota

22/03/2019

Expandir operações é sinal de que o negócio vai bem. Apesar disso, a administração entre matriz e filial ainda representa um desafio para muitos diretores diante desse passo. Afinal, qualquer deslize quanto à integração pode gerar o efeito contrário ao crescimento da companhia. Para evitar qualquer falha de comunicação, é preciso unificar o sistema de gestão.

O mercado vive um momento de constante atualização às novas tecnologias. E são estes recursos que auxiliam as empresas a superar a distância na gestão de filiais.

A ideia é traçar estratégias que viabilizam agilidade e segurança à operação, de forma que as filias tornam-se mais que simples extensões da matriz. Assim, atuam como se estivessem dentro da sede do negócio.

A questão é ainda mais importante quando se trata de uma transportadora, tendo em vista o gerenciamento de mais de uma garagem e diferentes pontos de estoque.

O que é a unificação do sistema de gestão entre filiais e matriz?

Constitui-se de um processo central, em que qualquer unidade consegue obter informações de todas as demais. Dessa forma, é possível verificar cada movimentação de carga e veículos da transportadora.

Neste artigo, a Praxio – empresa de tecnologia voltada ao transporte rodoviário e logística – mostrará como é possível centralizar a contabilidade entre matriz e filiais. Continue lendo e confira!

Por que a unificação é importante?

Há uma série de benefícios em unificar os sistemas. Dentre eles, os principais dizem respeito à gestão financeira, de estoque e regularização de possíveis interferências nos arquivos. Entenda:

• Financeiro

Sem a integração de sistemas, o gestor da matriz precisa aguardar os responsáveis pelas filiais enviarem cada informação relevante para a operação. Com a unificação, o acesso a estes dados acontece em tempo real. A redução de tempo agiliza balanços e, consequentemente, a tomada de decisões.

• Estoque e garagem

A verificação imediata do deslocamento da mercadoria, bem como da disponibilidade e situação de cada veículo da frota, é essencial para o funcionamento coerente da operação. Novamente, ganha-se em agilidade, evitando informações ambíguas ou tardias.

• Regularização

Com a unificação do sistema de gestão, é possível conferir qualquer anormalidade nos registros, o que evita problemas legislativos e mantém os arquivos em ordem para fiscalização.

Como o sistema de gestão de filiais e da matriz?

Agora que você compreendeu a importância de integrar as rotinas entre matriz e filiais, confira as 3 dicas primordiais para implementar um sistema de unificação eficiente em sua companhia:

1-ERP para gestão participativa

A possibilidade de integração total determina a importância de um ERP na gestão de filiais. Quando uma empresa se expande, é preciso substituir registros físicos por sistemas digitais e automatizados.

Além disso, um bom ERP permite acompanhar, em tempo real, o estoque, as atualizações de manutenção da frota, e todas as demais informações inerentes à operação do transporte de carga. Tudo com matriz e filiais amplamente conectadas.

2-TI unificado para gestão financeira

Um equívoco comum entre os diretores é achar que cada filial deve ter seu próprio sistema de TI, ainda que incompatível com os outros. Isso gera gastos desnecessários, pois limita o compartilhamento de informações. Para tanto, é preciso implementar softwares e hardwares padronizados em todas as unidades do negócio.

Além disso, o TI unificado permite a visão mais ampla dos processos, auxiliando na identificação de possíveis imprecisões financeiras.

3-Comunicação integrada

O bom relacionamento entre os funcionários da matriz e cada filial é fundamental para manter o fluxo de operações fluido. Afinal, mesmo a região em que cada filial está pode interferir na comunicação interna. Mesmo o colaborador da filial mais distante precisa se sentir próximo e integrado.

É preciso que todos compartilhem da mesma visão, missão e valores da companhia. Tudo isso possui influência comprovada na experiência obtida pelos seus clientes.

Por isso, é importante investir em treinamentos em formato de integração, além de ferramentas de comunicação interna que englobem matriz e filiais, como chats, fóruns, entre outros.

Tags: contabilidade de filiais, erp, ERP para filiais, filiais, GESTÃO, gestão de filiais, gestão para transportadoras, matriz, matriz e filial, unificar o sistema de gestão

Últimas notícias