Agendar Demonstração

O Praxio Globus integra de forma leve e flexível as 4 grandes áreas da sua empresa de forma segura e com total controle de acessos:

Preencha o formulário abaixo e solicite uma demonstração.

Assunto: Destaque Home

30/10/2018

Hoje, a tecnologia está presente nos mais variados setores do mercado e podemos afirmar que, dificilmente, um negócio se sustenta sem depender dela. Para a gestão de Supply Chain, essa tendência se mostra presente e necessária para uma transformação digital na logística. Perincipalmente  nas empresas que buscam mais eficiência e controle dos seus processos.

Pensando nessa necessidade, preparamos esse post com informações importantes. Dicas infalíveis sobre como a tecnologia impacta e influencia na qualidade da logística e, consequentemente, dos resultados. Quer conferir e entender melhor? Confira a seguir no nosso artigo!

Bem-vindo à Era Digital

Não é estranho dizer que as pessoas praticamente “resolvem” toda a sua vida por meio dos smartphones e da internet. Essa popularização do acesso ao mundo virtual, trouxe uma percepção e rotina ao mercado, além de criar novos perfis de consumo.

Mas você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com logística e cadeia de suprimentos, não é? Indiscutivelmente, essa é uma tendência progressiva e a empresa que não a acompanha, provavelmente, está fadada ao atraso. Fato é que a tecnologia está presente em tudo que se possa imaginar. Em uma empresa, podemos destacar: atendimento, gestão, vendas, compras, entre outros inúmeros setores. No Supply Chain não poderia ser diferente!

Essa transformação digital na logística também já é uma realidade em muitas organizações e busca trazer soluções, por meio de sistemas inteligentes, nas cadeias de transportes, frotas e processos gerais. Mais à frente, mostraremos alguns exemplos com mais detalhes!

Por que a transformação digital na logística é fundamental para a sua empresa?

Conforme já resumimos acima, o próprio perfil de consumo atual induz essa transformação digital nas empresas. Além disso, o mercado está em constante atualização e quando a empresa não acompanha, fica difícil encarar a concorrência mais eficiente. As Startups são a maior prova disso. Muitas chegam ao mercado com investimentos baixos e soluções inovadoras, capazes de deixar muita empresa tradicional para trás.

Até pouco tempo, os fatores mais importantes de qualquer compra estavam atrelados a qualidade e ao preço do produto. Seguindo essas mudanças de consumo, o cliente tende a ser mais exigente considerando importante outros pontos, como o prazo e o atendimento da entrega.

Por esse motivo, se torna imprescindível uma gestão impecável, aparada por um sistema inteligente e eficiente, capaz de otimizar os processos e garantir um atendimento sem erros. Além disso, uma consultoria especializada também é sempre muito bem-vinda nas operações logísticas e pode ser muito útil na implementação de novas tecnologias.

Como essa transformação digital impacta na gestão de frotas e transportes?

A transformação digital na logística foi fundamental para que diversas empresas percebessem a necessidade de inovar e investirem em sistemas e softwares específicos para a gestão de todos os processos da cadeia de suprimento.

Isso permitiu não somente a redução de custos de fretes ou a agilidade das entregas, como também deu ao mercado mais competitividade e serviços cada vez mais diferenciados.

Os principais sistemas englobam pontos importantíssimos no gerenciamento de Supply Chain, desde o controle de estoques, movimentação, financeiro, entre outros. Entre os mais conhecidos softwares de logística para esses fins estão os famosos ERP (gestão empresarial), WMS (estoque e armazenagem) e, especialmente, TMS Embarcador (gestão de transportes e frotas). Esse último, em especial, focaremos nas suas vantagens, tendo em vista a sua fundamental importância nesse processo de transformação digital na logística. Continue lendo para conferir!

O que é o TMS embarcador?

Um sistema TMS (Transportation Management System) é uma ferramenta com soluções completas para o gerenciamento de transportes e frotas de empresas que dependem da contratação de transportadoras, independentemente do seu tamanho e segmento.

O que antes era motivo de muita dor de cabeça para os embarcadores, hoje, toda essa gestão de transporte pode ser facilitada com um sistema desse tipo, auxiliando em processos fundamentais, desde a contratação, auditoria e pagamento dos fretes.

Quais são as principais dificuldades de uma empresa que não conta com sistemas de gestão logística?

Vale ressaltar que a empresa que não passa pela transformação digital tende a agravar os principais problemas de gestão de fretes. O uso da tecnologia, em especial, de um sistema TMS, tem como fundamento evitar as dificuldades mais comuns que toda empresa está sujeita a sofrer nesse setor. São elas:

  • atrasos e imprevistos na entrega de mercadorias;
  • danos e má gestão dos produtos no transporte;
  • problemas de rastreabilidade;
  • erros de cobrança e ou cobranças indevidas;
  • falta de controle e de apuração de resultados para medir o desempenho (relatórios);
  • erros e falhas na emissão de NF-e e CT-e, o que podem resultar em irregularidades fiscais e problemas com auditorias.

Esse e outros possíveis pontos fazem parte de uma lista de problemas muito comuns da gestão logística e devem ser evitados para eliminar retrabalhos ou dificultar processos. Um sistema do tipo TMS embarcador é a solução mais recomendada para tais necessidades.

Como funciona, na prática, um sistema TMS embarcador?

Nesse processo de transformação digital na logística, o sistema TMS se desenvolveu com a ideia de ser uma solução de gestão especializada para transportadores e embarcadores. Com ele, a empresa contrata fretes de forma mais assertiva, além de garantir uma maior exatidão nos prazos de entrega.

Na prática, por meio do TMS, o embarcador negocia com os transportadores e cadastra todas as informações na memória do sistema. Depois desse passo, o próprio software define, de forma automática, a melhor opção a ser contratada a cada novo pedido.

Além dessa funcionalidade, a ferramenta possibilita integrar os dados e informações ao ERP da empresa, no intuito de prover um gerenciamento completo de todo o fluxo logístico. Com o TMS é possível, também, simular custos, agendar entregas, conferir CT-e, emitir documentos, entre outras inúmeras funções.

Quais os principais benefícios de um sistema de gestão de transporte?

Como falamos, a implementação do sistema de gestão de frotas e transporte, promove uma infinidade de vantagens para o negócio. Para provar que essa transformação digital na logística soluciona os principais pontos críticos de uma gestão, preparamos uma pequena lista com alguns benefícios que o TMS pode proporcionar. Confira:

Redução de custos

Quem é responsável pelo setor ou, até mesmo, pela empresa inteira, sabe que gerir os processos logísticos não é a tarefa mais simples. Inclusive, realizar uma boa gestão é primordial para a saúde financeira do negócio. Falta de organização, descuidos e má administração da área de entregas são suficientes para fechar as portas e gerar dividas infinitas.

Por isso, é fundamental ter conhecimento, utilizar as ferramentas corretas e, se possível, investir em consultorias. Segundo um estudo da Fundação Dom Cabral, realizado em 2014, a logística representa, em média, 11% de custos sobre a receita de uma empresa.

Ou seja, controlar custos, sem comprometer a qualidade e funcionamento das entregas, é um ponto primordial na logística. Por esse motivo, é essencial ter essa transformação digital e implementar softwares de gestão específicos para transportes.

Cálculos automáticos de fretes

Um dos fatores que mais impactam no quesito custo de entrega está relacionado ao valor do frete. Sem um sistema TMS, provavelmente, a empresa vai optar pelo transportador de sempre e manter o mesmo custo. .

O gestor — e a equipe — que preza pela empresa e seu financeiro, vão escolher as melhores opções de transporte para cada ocasião. No entanto, não é possível fazer o mesmo estudo e pesquisa que o TMS embarcador realiza. É perder tempo e comprometer outras tarefas importantes dos colaboradores.

Com o software, automaticamente, a melhor opção com o melhor frete oferecido é indicada em um único clique. Além desse cálculo instantâneo, o TMS avalia as melhores estratégicas logísticas para aquela viagem. Por exemplo, ele simula cenários, processa dados e informações de satélites, compara tabelas de fretes, estipula prazos e indica os melhores modais para cada tipo de entrega. Tudo isso integrado a qualquer plataforma de gestão!

Gestão de despachos

Outro fator importante que deve ser levado em consideração é a expedição da empresa. Diversos pequenos detalhes desses setores podem ser automatizados e agilizados com essa transformação digital na logística.

O TMS embarcador faz a integração com as transportadoras e, até mesmo, com os Correios (EDI, webservice, SIGEP), no que tange a geração de romaneio, PLP e etiquetas de postagens, por exemplo. São processos simples, mas que demandam tempo e trabalho e que podem ser facilitados com o sistema de gestão.

Auditoria de faturas

O sistema TMS embarcador permite a emissão de uma pré-fatura ao transportador a cada novo pedido. Inclusive, no ato da conferência do frete, é possível efetuar diversas validações. Essa funcionalidade possibilita que o gestor consiga identificar qualquer divergência na cobrança dos fretes.

Além da função de auditoria de fatura (pré-fatura), o sistema TMS também tem a capacidade de ler as informações do CT-e. Desta forma, é possível conciliar os valores, identificando, da mesma forma, qualquer diferença nas cobranças. Muito mais controle e segurança para sua gestão!

Emissão de relatórios instantâneos

De nada adianta investir em uma transformação digital na logística de sua empresa, se não acompanhar e comparar resultados. Isso só é possível por meio da emissão de dados e informações exatas de cada serviço realizado.

Os relatórios emitidos pelo TMS embarcador são fundamentais para o gestor avaliar, tomar decisões e definir as próximas estratégias das entregas. A ferramenta possibilita realizar um trabalho prático, eficiente e com informações úteis, com relatórios e gráficos gerenciais.

Enfim, essas foram algumas dicas sobre o tão importante processo de transformação digital na logística das empresas de hoje. Sem dúvidas, isso vai muito além de uma tendência e se torna uma necessidade de sobrevivência no mercado. Os benefícios do uso dos sistemas de gestão, podem ser observados com o funcionamento ideal de toda cadeia de suprimentos. Por isso, se destaque e não deixe que a concorrência saia na frente!

Gostou do post? Precisa automatizar a logística de sua empresa, melhorar resultados e reduzir custos? Então, conheça o Praxio Globus, um sistema totalmente integrado, que conta com 40 módulos. Conheça também a nossa ferramenta específica de TMS e obtenha muito mais vantagens! Entre em contato conosco e agende uma demonstração gratuita do software Globus!