Agendar Demonstração

O Praxio Globus integra de forma leve e flexível as 4 grandes áreas da sua empresa de forma segura e com total controle de acessos:

Preencha o formulário abaixo e solicite uma demonstração.

Assunto: Notícias

05/07/2018

Redução de cursos e aumento da qualidade são dois grandes objetivos perseguidos pelas transportadoras. Cada processo de entrega gera gastos que impactam em toda a operação e a falta de planejamento causa perdas desnecessárias.

A roteirização do transporte influencia na melhoria dos processos, pois simplificar o cotidiano ao eliminar o consumo de recursos que atrapalham as entregas e deixam os clientes insatisfeitos pela ineficiência.

Contudo, como esta solução funciona e consegue proporcionar os resultados desejados? Se você ainda não conhece esta ferramenta importante para o transporte de cargas, acompanhe a leitura deste artigo até o final!

O que é roteirização do transporte?

As entregas eficientes exigem planejamento e um caminho que seja mais simples e ágil. A rota mais adequada precisa levar em consideração a distância, o trânsito, as restrições, o tráfego de outros veículos de cargas, os pedágios, as condições das vias e a segurança.

Assim, faz-se necessário a roteirização do transporte. Esta ferramenta proporciona percursos mais apropriados e com itinerários assertivos. Tal tarefa, sem ser automatizada, consumiria muito tempo e, provavelmente, teria um resultado com falhas.

Programas roteirizadores podem ser utilizados para tornar estas decisões mais simples de serem tomadas e contam com algumas funcionalidades importantes. Com este tipo de solução, a transportadora pode definir e otimizar suas rotas; analisar e determinar o tamanho da frota e as capacidades dos veículos de carga.

Com a roteirização do transporte, o consumo de combustível é bem menor e o tempo de entrega é reduzido, o que amplia a quantidade de pedidos que chegam aos seus destinos.

Qual a importância da roteirização?

Imagine comprar um presente de aniversário para seu filho e não ter certeza que ele vai receber na data? Uma loja virtual que confia na assertividade da transportadora contratada pode informar um prazo real aos seus clientes e isso proporciona boa reputação para todos e uma excelente experiência de compra aos consumidores.

A roteirização do transporte é importante por garantir a eficiência nas operações e tem como maior desafio manter o equilíbrio entre os níveis de serviço e os cursos. Se for realizada de forma errada, impactará negativamente nos resultados e provocará a perda de faturamento. Além disso, a imagem da empresa ficará afetada com a insatisfação dos seus clientes.

Como há restrições sobre as entregas nos grandes centros urbanos, a roteirização consegue traçar uma rota inteligente e que escalará os veículos mais adequados para esta situação. O sistema levará em conta locais onde é permitido estacionar e realizar as descargas, os melhores horários e outras informações específicas.

Dessa forma, um sistema de roteirização completo, deve propiciar os seguintes benefícios:

  • Redução dos gastos com a manutenção corretiva;
  • Programação da manutenção preditiva;
  • Economia de recursos, como combustíveis e pneus;
  • Redução da logística reversa;
  • Melhor aproveitamento do veículo em mais viagens;
  • Otimização da frota;
  • Maior aproveitamento;
  • Satisfação do cliente.

Como fazer a roteirização do transporte?

Os sistemas que podem ser utilizados para criar uma roteirização do transporte estão alinhados com a realidade operacional e transformam as operações. Funciona por meio de um algoritmo que considera parâmetros para determinar as melhores rotas e veículos em cada entrega.

As soluções incluem mapas e fazem estimativas para saber se há problemas no caminho, trânsito e quais os melhores horários de carga e descarga. Assim, o motorista já sai com o melhor caminho traçado e o acessa rapidamente em seu smartphone ou tablet.

Outras informações que estas ferramentas proporcionam são sobre a telemetria e, até mesmo, financeiras. Tais dados são transferidos via cloud computing a partir de um dispositivo móvel onde uma aplicação de roteirização do transporte é instalada.

Pontualmente, os bancos de dados da empresa são atualizados e as informações compiladas para facilitar as análises de rotas, controle gerencial e de todos os processos que tornam as entregas mais eficientes.

Investir em um sistema de roteirização do transporte pode exigir um valor alto, inicialmente, mas que se dilui com a economia obtida ao longo de cada redução de tempo de entrega e cada litro de combustível que não foi consumido.

Pronto para adotar trabalhar com as melhores rotas? A BgmRodotec disponibiliza as melhores soluções tecnológicas para controlar e gerenciar os processos no transporte de cargas. Agende gratuitamente uma demonstração com um dos nossos consultores!

Últimas notícias