Agendar Demonstração

O Praxio Globus integra de forma leve e flexível as 4 grandes áreas da sua empresa de forma segura e com total controle de acessos:

Preencha o formulário abaixo e solicite uma demonstração.

Assunto: Gestão de Frota

26/07/2018

Hoje falaremos sobre algo que gera bastante questionamento entre as empresas de logística: o seguro para a frota. Alguns gestores acreditam que não contratando seguro para sua frota estarão garantindo economia para a empresa, por considerar um gasto desnecessário. Porém, como sabemos, qualquer veículo está sujeito a avarias e até mesmo furto, representando um risco para o patrimônio da empresa e seus funcionários.

Quando falamos de furtos, que estão presentes na maioria das apólices, segundo Dados da FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), em apenas 6 anos (2011-2016) a incidência de roubo de cargas cresceu 86% nas estradas brasileiras. Além de ser uma realidade que afeta as organizações, também impacta na economia do país, através da transferência dos custos destes sinistros ao preço final das mercadorias.

Seguro para a frota: principais características que você deve estar atento antes de contratar

Antes de optarmos por contratar o seguro para a frota, existem alguns pontos que devemos estar atentos ao realizar a escolha da seguradora e também da modalidade de seguro:

1. Quantidade de veículos

Ao optarmos por um seguro de frotas, diferentemente do seguro individual de veículos, as seguradoras costumam determinar o número mínimo de veículos na frota. Este número pode variar de no mínimo 4 ou 6 veículos para que a apólice seja feita.

Normalmente existem facilidades associadas ao número de veículos da frota, o prêmio pago pelo seguro por exemplo, tende a ser menor no caso de seguro de frotas.

2. Categoria dos veículos

Quando opta-se pela contratação de seguro para a frota, há também por parte da seguradora, uma avaliação dos veículos contemplados. Conforme uso e classificação destes veículos será determinada pela empresa, a precificação da apólice. Essa precificação do seguro ainda pode ser baseada também no ramo de atuação da empresa.

3. Utilização dos veículos

Outra forma de avaliação para apólices de seguro são as características de condução da frota. Dados como a o nível de experiência dos condutores, local aonde são acomodados os veículos e também por onde estes trafegam são determinantes na hora da análise por parte das seguradoras.

4. História dos sinistros da frota

O sinistro representa todo e qualquer incidente que possa ter acontecido ou vir a acontecer com os veículos. O conhecimento dos tipos de riscos que a frota está sujeita ou já foi afetada, também é levado em conta na hora da contratação do seguro.

Benefícios do Seguro para a frota

Agora que já conhecemos os principais determinantes na hora da contratação de seguro para a frota, iremos apresentar os benefícios que sua empresa estará garantindo quando optar por este serviço:

Apólice unificada

Diferentemente do seguro aplicado individualmente aos veículos, no seguro para a frota há a incidência de apenas uma apólice de seguros. Desta maneira, o custo para a emissão é único, não havendo a cobrança individual para cada um dos veículos da frota.

Aceitação de riscos

Outra vantagem em contratarmos seguro para a frota é a aceitação de risco. Quando se opta por seguro individual, a avaliação dos riscos é feita conforme perfil de somente um veículo. No caso de uma apólice individual o seguro poderá ser até mesmo recusado devido suas condições gerais. Porém, no caso do seguro para frota, a aceitação de risco se torna mais flexível.

Ainda, o risco para este tipo de apólice é calculado de forma ampla, representando uma oportunidade de descontos junto as seguradoras e economia para as empresas.

Seguro para a frota e a imagem da sua empresa

Além de ser garantia de segurança para sua empresa, o seguro para a frota também impacta na maneira com que sua empresa responde a possíveis sinistros nas estradas. Toda vez que algum veículo de sua frota se envolve em algum incidente nas estradas, é esperado uma série de ações e posicionamento por parte da empresa envolvida. Quando a empresa possui seguro para a frota, acaba por fortalecer sua imagem através da responsabilidade e isto estará sendo percebido pelos seus clientes também.

Proteção para seu patrimônio

Não menos importante, a proteção para o patrimônio da empresa representa um passo em direção a excelência da gestão da frota de sua empresa. Os benefícios da assistência de seguradoras ajuda a empresa a fazer um melhor controle das condições de seus veículos e também garante que seus motoristas se sintam seguros para trafegar nas estradas.

A contratação de seguro para a frota representa um passo importante na gestão e controle para as empresas de logística. Buscando auxiliar a sua empresa, a BgmRodotec oferta para o mercado de transportes soluções tecnológicas que visam controlar e gerenciar todos as etapas de transporte de cargas. Entre em contato com a nossa empresa e saiba mais sobre como automatizar seus processos e dar um passo à nas ações de sustentabilidade da sua empresa. Agende gratuitamente uma demonstração com um dos nossos consultores! 

 

Tags: GESTÃO DE FROTAS