Agendar Demonstração

O Praxio Globus integra de forma leve e flexível as 4 grandes áreas da sua empresa de forma segura e com total controle de acessos:

Preencha o formulário abaixo e solicite uma demonstração.

Top 6 sistemas para transportadoras!

Assunto: Notícias

27/03/2018

O uso de tecnologia pelas transportadoras está mudando a realidade dessa área de negócio. Velhos problemas e dores dos gestores e profissionais podem ser minimizados com o uso de sistemas para transportadoras e outras tecnologias.

Com isso, a área de tecnologia da informação frequentemente recebe demandas e precisa buscar a melhor solução. Mas, afinal, quais tecnologias podem ser usadas e como elas melhoram os processos? Como escolher a solução certa para seu negócio? Leia para entender!

Quais tecnologias estão presentes no ramo de transportes?

O termo revolução digital não é usado por acaso. Uma enxurrada de tecnologias invadiu o mercado nos últimos anos e vem transformando os processos de transporte. Conheça as principais!

ERP especializado em transportes

Os ERPs (Enterprise Resource Planning) são softwares que concentram um grande número de tarefas de planejamento e gestão empresarial. Assim, todas as informações sobre a empresa, desde o RH até as vendas ficam organizadas em um único ambiente, melhorando a comunicação e a gestão e reduzindo falhas e erros.

Quando ele é especializado em transportes, o ERP possui funções dedicadas às atividades desse ramo, por exemplo, a emissão de CTe (conhecimento de transporte eletrônico). Ao mesmo tempo, ele tem todas as atividades comuns a qualquer negócio, como folha de pagamento ou apuração de impostos.

Sistemas de rastreamento

São usados para monitorar em tempo real a posição, velocidade e outras informações sobre cada veículo, como consumo de combustível, tempo de parada e velocidade média. Com isso, eles podem garantir mais segurança para a empresa e motoristas.

Os sistemas de rastreamento são ideais para quem deseja controlar melhor a frota e as cargas e ganhar mais credibilidade junto aos clientes.

Sistemas de controle de Armazéns – WMS

WMS é a sigla para Warehouse Management System e significa um software criado para gerenciar as atividades ligadas ao estoque. Por exemplo, ele faz inventário, emissão de documentos, recebimento de cargas, programação de pedidos etc. O WMS pode ser implementado sozinho ou dentro de um ERP, como veremos adiante.

Sistemas de gestão de transportes – TMS

O Transport Management System tem como objetivos o planejamento de rotas, otimização de carga e melhoria dos processos administrativos de uma maneira geral. Com esse sistema, o gestor consegue ter uma visão completa das operações e ele funciona como uma ferramenta de integração entre as equipes.

Software para gestão de frota

Servem para fazer a automatização da gestão da frota. Manutenção, indicadores de desempenho, informações sobre consumo e eficiência e escala de condutores são exemplos de atividades que podem ser feitas com um software de gestão de frota.

RFID

Radio-Frequency Identification, abreviado como RFID, é uma tecnologia de comunicação de curto alcance. Usando etiquetas RFID, os produtos podem ser contabilizados automaticamente, sem a necessidade de escanear individualmente os códigos de barra.

A etiqueta emite um sinal que é coletado automaticamente por um receptor. Assim, fica muito mais rápido e fácil fazer controle de estoque, inventário, recebimento e saída de materiais ou produtos e assim por diante.

Como os sistemas para transportadoras melhora os processos?

O uso de sistemas para transportadoras vai reduzir os processos manuais e, consequentemente, os erros e os custos. Ele também facilita a comunicação entre as áreas uma vez que documentos e dados podem ser acessados rapidamente por todos os envolvidos.

O controle de estoque é, quase sempre, desafiante. Com o uso de um bom sistema de gestão, tecnologias como as etiquetas RFID e pessoal bem treinado, é possível reduzir os desafios e tornar o controle mais eficiente e automatizado.

O uso de um sistema para transportadoras também facilita consideravelmente o levantamento de informações sobre desempenho de motoristas e veículos, consumo de combustível, rotinas de manutenção e assim por diante. Ou seja, a gestão da frota, dos veículos e da equipe é facilitada por meio da tecnologia.

Por fim, podemos falar sobre como a tecnologia auxilia os gestores. Com mais dados em mãos e uma visão completa de toda a cadeia de transporte, eles podem tomar decisões mais rápidas e assertivas.

Qual o software ideal para minha empresa?

Todo negócio tem suas particularidades e a escolha do software vai depender do tamanho da empresa, quantidade de veículos e movimentações feitas, valor disponível para investimento, entre outros fatores.

Preferencialmente, os sistemas para transportadoras deve ser especialista para esse ramo. Assim, você contará com funções e configurações desenhadas para atender demandas específicas de logística, estoque, armazenagem etc.

Outro ponto importante a se considerar é que, geralmente, é mais vantajoso obter um sistema para transportadoras que concentre todas as funções necessárias para sua empresa.
Assim, você não precisa adquirir e gerenciar múltiplas soluções, mas consegue fazer tudo em um mesmo local.

Por exemplo, o Globus é um sistema para transportadoras desenvolvido em formato de ERP modular especializado no segmento de transporte. Isso faz com que toda a operação de transporte seja atendida 100% pelo sistema.

Ele atende a parte burocrática de documentação, ao mesmo tempo em que abrange atividades de backoffice (folha de pagamento, financeiro, contábil e fiscal), gestão de frota e todas as outras necessidades para desempenho da operação de transporte. Ficou curioso? Entre em contato conosco e saiba mais sobre o Globus agora mesmo!

Quer ver outros conteúdos e dicas sobre o mundo dos transportes? Assine nossa newsletter para não perder nada!

Tags: SISTEMA DE GESTÃO, SISTEMAS INTELIGENTES

Últimas notícias