Agendar Demonstração

O Praxio Globus integra de forma leve e flexível as 4 grandes áreas da sua empresa de forma segura e com total controle de acessos:

Preencha o formulário abaixo e solicite uma demonstração.

Assunto: Notícias

26/12/2018

Um software de gestão financeira é uma ferramenta especializada que organiza e melhora a performance da transportadora.

Com esta solução, a empresa cuida de suas finanças com mais precisão e eficiência, pois tem acesso a relatórios que mostram sua situação em vários momentos.

Conforme as Estatísticas do Cadastro Central de Empresas, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), entre 2013 e 2016, cerca de 341,6 mil empresas foram fechadas.

Entre as principais causas do fechamento de uma transportadora está a dificuldade de gerenciar o setor financeiro.

A falta de clareza e de acesso fácil as informações atrapalha a tomada de decisão em momentos críticos e os gestores podem ser induzidos a realizar ações ineficientes.

Se você conhecer as vantagens de implemente um software de gestão financeira na sua transportadora acompanhe e este artigo!

Vantagens de um Software de gestão financeira

Com o poder da informação e as finanças sob controle, a empresa se mantém competitiva e longe do fracasso.

O sucesso de qualquer empresa depende da forma como suas finanças é administrada. Por isso, com um software de gestão financeira sua transportadora controla o fluxo de caixa e tudo o que entra e sai.

A solução também proporciona uma visão completa da situação financeira da transportadora devido aos relatórios que pode gerar.

Contudo, muitos gestores consideram um sistema como algo desnecessário e que não merece investimento.

No intuito de mudar este pensamento, mostraremos algumas vantagens de um software de gestão financeira. Acompanhe os próximos parágrafos!

1 – Sintetizar os dados

O tempo gasto ao utilizar um software de gestão financeira é bem menor, devido a automação que esse tipo de sistema proporciona.

Assim, ao inserir informações, o gestor tem acesso a relatórios que oferecem uma visão geral da situação da transportadora e sabe como agir em momentos de tomada de decisão.

 2 – Prevenir errosTransportadoras que usam planilhas, por exemplo, lidam com erros que ocorrem durante o processo de digitação.

O preenchimento das informações e forma errônea acarreta em falhas em cálculos e diferenças nos dados sobre despesas, receitas e resultados da empresa.

3 – Controlar as informações

Os dados são armazenados em apenas um local no software de gestão financeira. A visualização das informações é feita de forma clara e acessível.

Assim, o controle sobre os dados é mais eficiente e permite conceder acesso apenas as pessoas certas. A segurança da informação é muito importante para qualquer empresa!

4 – Avaliar a situação financeira

Aprofundar-se nas informações é mais simples com um sistema que ofereça visão ampla sobre as receitas e despesas. Além disso, conhecer os resultados da transportadora permite comparar épocas diferentes e ter ideia sobre o seu crescimento.

Por isso, um software de gestão financeira é uma excelente forma de medir a performance da empresa e saber o que pode ser aperfeiçoado. Com estas informações é possível tomar decisões corretas e agilidade, assim como reduzir custos e criar estratégias para a transportadora manter seu crescimento.

5 – Controlar contas a pagar e a receber

Em um plano de contas, as contas a pagar são categorizadas como fixas e variáveis. Com isso, o gestor entende as despesas fundamentais para manter a transportadora.

Ao utilizar um software de gestão financeira os lançamentos são automatizados com informações referentes ao faturamento. O gestor tem total controle sobre as fontes das receitas, clientes, serviços mais lucrativos.

6 – Emitir Boletos

A emissão de boletos é uma comodidade que um software de gestão financeira proporciona, além de registrar as cobranças com os bancos.

A solução pode emitir os boletos diretamente, o que evita retrabalho, já que elimina a necessidade de fazer lançamentos nos sistemas dos bancos.

7 – Integrar dados

Caso a empresa optar pelo uso de planilhas, precisar usar diversas versões para atender cada movimentação.

Dessa forma, os colaboradores encontram diversos arquivos e, com o tempo, enfrentam dificuldade para manter os dados atualizados.

Por isso, a transportadora deve escolher um software de gestão financeira para, inclusive, integrar todos os departamentos. Os dados podem ser controlados e visualizados em um sistema.

8 – Projetar o fluxo de caixa

O software de gestão financeira organiza, em uma mesma base de dados, informações sobre contas a pagar e a receber, receitas e despesas, pagamentos e recebimentos, entre outros.

Dessa maneira a situação do caixa em qualquer momento pode ser conferida. Por exemplo, o gestor pode saber como era seu status em um período anterior para planejar suas finanças melhor.

9 – Tomar decisões e resolver problemas

Os relatórios que o software de gestão financeira geram mostram informações importantes que facilita o reconhecimento de problemas. Desse modo, o gestor pode planejar ações para conter ou evitar estas situações.

Esse tipo de solução fornece indicadores de desempenho para ajudar na tomada de decisões eficazes sem abordagens empíricas.

10 – Integrar com a Contabilidade

A configuração certa permite que o software de gestão financeira receberá os dados contábeis para evitar retrabalho.

Por isso, é importante que o plano de conta seja mapeado com a ajuda do departamento contábil ou do escritório contábil contratado pela transportadora.

Quando um sistema é eficiente ele exporta lançamentos com os formatos dos principais sistemas contábeis.

11 – Controlar a inadimplência

O controle das contas a receber e a verificação dos relatórios do software de gestão financeira permite o controle da inadimplência.

Assim, pode-se evitar prejuízos e manter a saúde financeira da transportadora com a cobrança dos clientes inadimplentes.

12 – Oferecer segurança dos dados

É comum que as empresas armazenem seus dados localmente, em servidores internos, o que pode ser algo perigoso devido ao risco de acidentes. Defeitos no hardware, vírus, roubos ou sequestros podem provocar a perda de informações vitais para o negócio.

Nesse contento, a transportadora fica dependente destes equipamentos e o caso se complica ainda mais se utilizar planilhas para registar suas movimentações.

Essa prática fragiliza a segurança dos dados, pois informações sigilosas podem ser vistas e alteradas por pessoas de outros setores, por exemplo.

O software de gestão financeira tem sua base de dados armazenada na nuvem e a operação é online, o que facilita o acesso por diversos tipos de dispositivos, como tablets, smartphones e notebooks.

O que torna esse sistema seguro é o controle de acesso que concede permissões a algumas pessoas. Com o uso de senhas, somente os colaboradores que trabalham na área financeira utilizam a solução e podem visualizar suas informações.

13 – Ser flexível

Como nenhuma empresa é igual, a escolha do software de gestão financeira deve ser escolhido para atender suas necessidades.

Por isso é importante identificar as diferenças em cada transportadora para ajudar a organização a manter suas finanças em ordem.

Uma solução que seja flexível, elimine o retrabalho e faça integração de diversos departamentos.

14 – Criar uma rotina de gestão

Os resultados que uma transportadora espera são obtidos com o software de gestão financeira certo e uma rotina de lançamentos diários.

É necessário também realizar a conferência e a conciliação bancária e dar atenção a estes processos.

Ao estabelecer este hábito, a empresa consegue ter uma visão completa das informações e padronizar o plano de contas e o centro de custos. O lançamento correto das despesas e receitas em uma solução reflete em bons resultados.

15 – Cumprimento das regulamentações

O software de gestão financeira minimiza os riscos, pois gera relatório financeiros que facilitam o trabalho de auditoria. Suas funcionalidades podem ser atualizadas sempre que houver alguma mudança na legislação, o que garante que a transportadora esteja trabalhando sempre dentro da legalidade.

Dicas extras: Destaque sua transportadora no mercado de transportes

Manter a transportadora competitiva vai além de estratégias e metas. Controlar as operações de forma eficiente depende de informações corretas que só podem ser obtidas no software de gestão financeira.

Ao utilizar esse sistema, a empresa aumenta a performance e a segurança aos serviços prestados. Com isso, o relacionamento com os clientes se fortalece e as vantagens competitivas no mercado se tornam mais sólidas.

Assim, para destacar a transportadora, o gestor e sua equipe pode realizar os seguintes procedimentos:

Padronize os processos

Os processos precisam ser padronizados para ter qualidade e você manter as operações sem nenhum problema.

Integrar os procedimentos é fundamental e a transportadora mantém seu crescimento e pode expandir seus negócios.

O software de gestão financeira é um aliado, como o Praxio Globus, integra diversos departamentos, como financeiro, RH e as operações de transporte, entre outros.

Este sistema foi criado para facilitar a gestão das empresas e a solução ideal deve atender a demanda da transportadora.

Procure diferenciais

O mercado de transporte de carga é competitivo e a empresa precisa eliminar erros e oferecer serviços completos e eficientes.

Os clientes querem diferenciais ao optar por uma transportadora, pois precisam resolver suas dores e saber que podem contar com uma empresa que trará toda a infraestrutura e qualidade nas entregas.

Algo que sempre chama a atenção é o custo-benefício e é uma ótima forma de fechar a contratação de serviços de transporte de carga.

Por isso, faça uma lista com os pontos fracos e fortes e procure informações sobre os concorrentes para fazer sempre melhor que eles!

Amplie seu networking

Esperar que os clientes cheguem até a transportadora não é a melhor abordagem para destacar sua empresa. Por isso, a empresa deve participar de eventos e feiras comerciais para marcar presença.

Além disso, busque parcerias que ajudem a transportadora a ser conhecida e a complementar seus serviços.

Invista em Marketing Digital e em Social Media

Não deixe sua presença digital de lado e invista em estratégias de Marketing Digital e Social Media e vá além de apenas ter um site. Assim, você pode seguir os seguintes passos:

  • Crie perfis em redes sociais que façam sentido para seu negócio;

  • Implemente ferramentas de cotação para seus clientes conferirem os valores dos seus serviços;

  • Mantenha um blog com artigos sobre a área de atuação da empresa para educar o público;

  • Ofereça a opção ao visitante do site de se inscrever em uma newsletter;

  • Envie e-mails marketing com promoções e conteúdos interessantes para quem se inscrever em sua newsletter.

Tenha uma boa comunicação

A comunicação direta com o cliente é fundamental para ter um relacionamento sólido e transparente. Por isso, é importante manter diversos canais para o consumidor entrar em contato.

Imagine se os dados referentes a um transporte, como endereço e prazo de entrega, que a embarcadora combinou não foram devidamente informados. Essa falha de comunicação pode acarretar problemas ainda maiores.

As entregas são prejudicadas e podem não ocorrer devido a endereços incompletos ou informados erroneamente. O uso de um software de gestão financeira permite que a comunicação seja eficiente e facilite a gestão da empresa.

Ofereça flexibilidade na entrega

O cliente atual precisa contar com a flexibilidade da transportadora para atender a suas necessidades. Por isso, é importante oferecer opções de entrega mais cômodas para encantar o consumidor.

O transporte de cargas personalizado reduz o tempo das entregas, aproxima o cliente e aumenta a credibilidade da empresa.

Com uma postura flexível, a empresa se adapta às mudanças do mercado e continua competitiva.

Use tecnologias

A tecnologia é aliada para manter a transportadora competitiva e oferecer o melhor serviço aos seus clientes.

O software de gestão financeira é importante para não perder seu espaço e facilitar os processos financeiros.

Não deixe para resolver problemas depois que eles aparecem, mas previna sua empresa.

Ao adotar uma ferramenta para gerenciar suas finanças a transportadora se destaca e proporciona satisfação aos clientes. Por consequência, eles se tornam promotores da marca já que poderão indicar sua empresa a outros embarcadores.

Não deixe a oportunidade de ser uma transportadora líder por receio de investir em tecnologia!

Entendeu como o software de gestão financeira diferencia a transportadora em relação à concorrência? Agora que você já sabe, entre em contato com a Praxio para aumentar a performance da sua empresa!