Agendar Demonstração

O Praxio Globus integra de forma leve e flexível as 4 grandes áreas da sua empresa de forma segura e com total controle de acessos:

Preencha o formulário abaixo e solicite uma demonstração.

Você sabe o que é Sequestro Virtual? Saiba como proteger a sua empresa

Assunto: Notícias

28/03/2017

Apesar de não ser um golpe tão novo, o sequestro virtual vem crescendo a cada dia que passa e assustando milhares de empresários e gestores de todo Brasil. Para ter ideia da dimensão deste problema, aproximadamente 51% das empresas nacionais já sofreram algum tipo de ataque deste tipo, segundo dados extraídos de uma pesquisa organizada pela Trend Micro, uma das maiores empresas de segurança da informação no mundo. Mas você sabe exatamente o que é o sequestro virtual? Pra quem ainda não está familiarizado com o termo, vamos explicar: trata-se de um crime que consiste na invasão dos arquivos confidenciais das empresas, onde os hackers bloqueiam o acesso às informações importantes para o negócio. A liberação do acesso a esses dados se dá mediante ao pagamento de uma quantia referente ao resgate, geralmente, cobrada em dólares. 

Para diminuir a incidência deste tipo de crime e proteger o seu negócio, relacionamos algumas dicas para que você ponha em prática agora mesmo na sua empresa e evite esse tipo de dor de cabeça. Confira!

Links maliciosos

Infelizmente, a reprodução dos vírus está cada vez mais sofisticada e muitos deles ficam encobertos por links maliciosos que, quando clicados, podem entrar no seu computador, bloquear de forma total ou parcial o seu acesso às informações. Por isso, cuidado ao clicar em links que você não tem certeza absoluta da procedência e, principalmente, não faça downloads de arquivos com nomes não identificados ou oriundos de links que você não tenha certeza da origem.

Antivírus

Existe uma infinidade de antivírus disponíveis no mercado e, a maioria está preparada para captar esse tipo de invasão. Por isso, invista na aquisição desses sistemas, e converse sobre a importância de seguir as indicações à risca com a sua equipe.

Além disso, é bom lembrar que é imprescindível que o sistema sempre esteja atualizado e que uma varredura de vírus seja feita frequentemente.

Realize Backups

É bom que você realize com frequência um backup de todos os arquivos da sua empresa e guarde em local seguro, como por exemplo, um HD externo. Desta forma, você garantirá que, caso você sofra um ataque de hackers, suas informações estarão seguras sem necessidade de pagamento de resgate, algum.

Leia mais sobre: Três justificativas para você fazer o seu backup agora mesmo

Aposte na nuvem

Sistemas que oferecem armazenamento na nuvem, geralmente, passam por inúmeras configurações de segurança, por isso, podem ser uma opção bastante confiável.

Conheça mais sobre o sistema Globus, um ERP desenvolvido em nuvem que além de dar mais segurança para as suas informações, também garante que você conseguirá consultá-las a qualquer momento e em qualquer lugar! Saiba mais!

Minha empresa foi atacada! Como devo proceder?

Se você seguiu todas as formas de prevenção, não há porque entrar em pânico.  Mas caso a sua empresa tenha sito vítima desse tipo de crime, siga os procedimentos a seguir:

Desligue o Wifi

Se um arquivo, que pode ser um ransomware, for executado, mas a exibição característica de resgate de equipamentos não for apresentada, você pode parar imediatamente a comunicação com o servidor C&C (Comando e Controle) antes de terminar a criptografia dos arquivos, também é importante desligar o computador diretamente pelo cabo de energia.

Restaure o sistema

Se o “System Restore” está habilitado no seu computador com o Windows é possível voltar a um padrão anterior a infecção.

É importante que os empresários fiquem atentos que o pagamento do resgate além de não garantir o retorno das informações, também financia este tipo de prática ilegal. Invista em meios preventivos e evite dores de cabeça para a sua empresa.

Tags: CONTROLE DOS DOCUMENTOS, PERFORMANCE, PRODUTIVIDADE, RESULTADOS, SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO, SISTEMAS INTELIGENTES